Preenchimento

preenchimento bioplastia

 

Dr Carlos Alberto Preto GuimarãesDra Christine Graf Guimarães, responsável técnicaDra Monica Preto Guimarães, responsável técnica

 

Preenchimento/Bioplastia

Injete auto estima em você

Indicações Clínicas:

• Aumento dos Lábios
• Correção do Mento
• Correção do Nariz Rejuvenescimento
• Sulcos e Rugas
• Contorno Facial

Informações específicas

Conhecida como a Plástica sem cortes, é a utilização de material de preenchimento – especificamente o PMMA – mas não somente ele, para correção de pequenos defeitos da face, para rejuvenescimento e restauração de volume perdidos durante o processo de envelhecimento e para corrigir sulcos e rugas que se formam com o passar dos anos.

A Bioplastia Corretiva pode corrigir pequenas e médias alterações estéticas ou não, como a ponta do nariz caída, o queixo retraído, imperfeições do dorso do nariz, lábios muito finos, mandíbulas sem angulação e sem definição e outras alterações. É possível aumentar o queixo, com uma forma mais afilada de estética feminina, ou larga de estética masculina; engrossar os lábios, redefinir a mandíbula e corrigir pequenas depressões da face e mesmo retificar o dorso e arrebitar o nariz.

Também para os homens, nós podemos estabelecer estas características de beleza facial: Uma mandíbula melhor definida com ângulo mandibular mais reto é importante. Uma mandíbula bem marcada, é masculina, dá o senso de simetria e equilíbrio. Uma mandíbula pouco marcada pode fazer um nariz normal parecer grande e um já nariz proeminente parecer até maior. Por outro lado uma mandíbula muito proeminente pode dar uma aspecto exageradamente forte. Um ângulo mandibular mais reto também é importante. Com o preenchimento podemos aumentar a área do malar e a mandíbula e mesmo criando uma depressão na área da bochecha, embora no homem tem que ser discreto. Pode-se modificar o nariz, arrebitando a ponta ou removendo uma proeminência dorsal.

O que é realmente importante na Beleza Facial Masculina é uma relação equilibrada entre as estruturas da face assim como na mulher.

O PMMA, ou Polimetilmetacrilato, é uma substância aceita biologicamente e que é utilizada em medicina desde 1950. Liberado atualmente pela Anvisa para aplicações somente na face.O PMMA utilizado em estética, é preparado especialmente para este fim, com microesferas de tamanho padronizado que confere as propriedades necessárias para o implante estético na face. Cada região recebe concentrações determinadas do produto, que é disponível em 3 concentrações, 2%, 10% e 30%.

O PMMA que é Biocompatível pode ser colocado junto ao osso, e moldado de acordo com o formato desejado, que é desenhado previamente, e vai aderir ao osso e tecidos adjacentes. Pode ser colocado no músculo, como nos aumentos glúteos e pode ser colocado na tecido gorduroso e na pele, para tratar rugas e sulcos. Esta mobilidade do material, que pode ser utilizado em ossos, músculos, gordura e pele o fizeram ser escolhido para ser utilizado na Bioplastia.

A Técnica da Bioplastia utiliza microcânulas atraumáticas, que não lesam vasos e nervos e todos os tratamentos são realizados através de micropunções, sob a pele, junto às estruturas do corpo, sem qualquer corte e sem a necessidade de suturas.

São realizados minúsculos pertuitos menores que 0,5 mm, menores mesmo que um cabeça de alfinete. É utilizado para as aplicações um injetor manual especialmente desenvolvido por onde são introduzidas as microcânulas atraumáticas, que vão transportar as microesferas de PMMA para o local desejado, e injetar quantidades exatas do material de preenchimento, o que permite uma aplicação previsível. As marcações orientam o médico a realizar as alterações pretendidas.

A aplicação dura cerca de 40 a 60 minutos. O paciente fica totalmente consciente e conversando com o médico durante todo procedimento, que não necessita sedação. Após a aplicação, não há a necessidade de pontos, apenas um esparadrapo antialérgico pequeno é colocado sobre o pertuito, e é retirado em 2 dias.

São realizadas compressas frias, e uso de analgésicos leves e anti-inflamatórios por alguns dias, se necessário. Pode haver edema e algumas equimoses que desaparecem no período de 3 a 15 dias. Retorno ao consultório para avaliação em 1 semana.

O preenchimento pode ser utilizado complementarmente com os outros métodos. Assim os Peelings, StarLux, o Botox, Os Cremes Cosmiátricos, podem ser utilizados associadamente. O médico tendo todos os métodos à sua disposição pode escolher os melhores para o paciente. Assim a Bioplastia vai realçar a beleza, rejuvenescer e corrigir mais profundamente. A Bioplastia pode também ser utilizada após o Lifting.

Após a realização do Lifting, o processo de envelhecimento continua. Portanto a Bioplastia pode ajudar a restaurar volumes quando há perda dos tecidos profundos e um aspecto muito emagrecido da face.

• Hematomas
• Edema – inchaço prolongado
• Infecção do local da aplicação
• Nódulos endurecidos na região de aplicação do preenchimento – é técnico dependente e pode ser tratado com corticóides e em casos resistentes devem ser retirados cirurgicamente quando estiverem incomodando a paciente ou prejudicando a estética facial
• Necrose e perda de tecido da área aplicada: por reação auto-imune e/ou injeção do produto dentro das veias e artérias da região – condição muito grave, que pode ser desfigurante e de difícil tratamento e que pode exigir reconstrução da área afetada. Trata-se da complicação mais temida dos preenchimentos, pode acontecer com qualquer material usado e existem casos inclusive de cegueira devido ao acometimento das artérias que vão para a retina. Felizmente é muito rara e parece estar associada ao uso de agulhas e não cânulas na administração do produto.

Clique para assistir ao vídeo sobre os cuidados com a segurança nos procedimentos.