Blog
Graf Guimarães
Graf Guimarães 23 de janeiro de 2024
Compartilhe:

Entenda o que é explante mamário e quando fazer

Confira tudo o que você precisa saber sobre este procedimento.

O que você vai encontrar neste artigo:

explante mamario

Você já ouviu falar sobre explante mamário? Esse é um tema muito comum entre quem fez ou tem vontade de fazer uma cirurgia de aumento de mama, com colocação de prótese de silicone.

O explante de silicone pode ser feito por vários motivos, desde a busca de uma aparência natural até por questões de saúde. Aqui, explicamos o que é esse procedimento e quando realizá-lo, entre outras informações. Acompanhe e descubra!

O que é o explante de mama?

O explante de mama ou mamário nada mais é que um procedimento cirúrgico para remoção da prótese de silicone. A motivação para realizar a cirurgia varia entre as pacientes, mas sempre se indica que a faça com um cirurgião plástico, tendo maior segurança e riscos reduzidos.

Quando fazer o explante mamário?

O explante silicone pode ter várias indicações, normalmente associadas à estética ou saúde. A seguir, você descobre em quais casos o procedimento é recomendado:

Contratura capsular

Trata-se de uma condição em que a cápsula (membrana que reveste a prótese) fica endurecida, grossa e contraída. Dependendo do grau, a paciente pode ter dores ou desconforto nas mamas.

Vale citar que essa membrana surge em todas as pacientes que colocam prótese mamária. Ela é formada naturalmente pelo organismo, que reconhece um “corpo estranho” e trata de isolá-lo com uma espécie de cápsula.

Em situações saudáveis, e na maioria das pacientes, essa cápsula é delicada e fina. O problema é quando ela sofre alterações, o que é mais comum no caso de contaminações bacterianas ou por um fator autoimune.

Ruptura da prótese de silicone

O explante é um procedimento obrigatório na ruptura da prótese, que pode ser assintomática (paciente não tem sintomas) ou sintomática (quando a paciente sente dor, identifica nódulos nas mamas, mudança de tamanho, formato e consistência).

Questões estéticas

As pessoas mudam de opinião e isso também acontece no caso das mamas. Há pacientes que, com o passar do tempo, já não gostam mais do visual volumoso e querem algo natural. Também há quem queira aumentar a prótese.

Em casos assim, o explante mamário pode ser indicado, seja com colocação ou não de uma nova prótese. Quando a ideia é não colocar outra, normalmente se faz o explante de silicone com mastopexia, para remoção do excesso de pele, evitando a flacidez.

Doenças relacionadas à prótese de silicone

Existe a possibilidade de que a paciente enfrente doenças relacionadas à prótese, como a Síndrome Autoimune Induzida por Adjuvantes (ASIA) e o linfoma anaplásico de grandes células associado a implantes mamários (BIA-ALCL).

A Síndrome ASIA pode gerar sintomas como a dor articular e muscular, fadiga e neurológicos, com possibilidade de ocorrer em pacientes geneticamente predispostas.

Já o BIA-ALCL tende a se manifestar tardiamente, cerca de sete a dez anos após a colocação do implante, provocando inchaço e acúmulo de fluido nas mamas.

Um detalhe importante: ambas as doenças são consideradas raras, portanto, com baixíssima incidência. O ideal é que realize um acompanhamento médico regular, com exames de rotina das mamas, o que permitirá identificar qualquer irregularidade precocemente.

Benefícios do explante de mamas

A realização do procedimento proporciona benefícios especiais, como o alívio da dor e desconforto em casos de contratura capsular, ruptura ou sintomas associados à prótese de silicone.

Também há o alívio ou eliminação da fadiga e névoa mental, passando a ter maior disposição e qualidade de vida. Outro benefício é garantir um visual estético que lhe agrada mais e que tenha a ver com seu estilo de vida no momento.

Como é o pós-operatório?

De maneira geral, o pós-operatório é semelhante ao da cirurgia para colocação da prótese. É comum que a paciente use drenos no pós-cirúrgico, bem como que precise passar por algumas horas de internação para monitoramento após o procedimento.

Depois da alta, a paciente deve fazer repouso de cerca de duas semanas. Se seu trabalho não exigir muito esforço físico, poderá voltar a trabalhar em cerca de 10 dias depois da cirurgia.

Atividades físicas leves podem ser feitas após a liberação pelo médico, como caminhadas. Não se recomenda movimentar amplamente os braços no pós-operatório, muito menos levantar peso.

Mantenha a higiene das mamas, seguindo as recomendações do cirurgião-plástico. Além disso, use o sutiã cirúrgico e demais produtos indicados pelo profissional, procure dormir levemente inclinada nos primeiros dias do pós e compareça às consultas de acompanhamento.

Quais são os riscos de uma cirurgia de explante de mama?

O procedimento de explante silicone pode apresentar alguns riscos, como toda cirurgia. A seguir, indicamos algumas possibilidades:

  • Sangramento com necessidade de transfusão em casos mais intensos;
  • Pneumotórax ou perfuração da pleura: ocorre principalmente em casos de aderência da cápsula às costelas;
  • Queloide na cicatriz;
  • Assimetria mamária, sobretudo em casos com flacidez marcante;
  • Infecções;
  • Necrose da aréola, ou necrose do mamilo, que ocorre por falta de sangue nessa região ou nas mamas.

É importante esclarecer que os riscos existem, mas que é possível reduzi-los de maneira expressiva quando o procedimento é realizado por um profissional capacitado.

Portanto, não abra mão de consultar um médico cirurgião-plástico qualificado e competente, tendo maior segurança ao realizar o explante!

Como escolher o melhor profissional para fazer o explante

Escolher o melhor profissional faz a diferença, porque a paciente garante um resultado de excelência, um pós mais tranquilo e reduz expressivamente o risco de complicações.

Se possível, prefira um médico especialista em explante de silicone ou em cirurgias de mama. Sempre verifique as credenciais do profissional, para saber se possui formação e especialização na área.

Também verifique se o profissional possui registro CRM ativo (Conselho Regional de Medicina) e se é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Assim, saberá se o cirurgião atua legalmente.

Clínica de cirurgia plástica em Curitiba

A Graf Guimarães é a clínica de cirurgia plástica em Curitiba perfeita para lhe atender, contando com profissionais altamente qualificados e atualizados!

Aqui, você garante um atendimento de qualidade e personalizado, focado em suprir suas necessidades de maneira única. Agende sua consulta e conte com um suporte especializado.

Leia também:

>> Prótese de mama alta e super alta: entenda a diferença

>>> Tamanho das próteses de silicone: saiba como escolher

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Política de Privacidade