Blog
Graf Guimarães
Graf Guimarães 19 de fevereiro de 2024
Compartilhe:

Harmonização facial – o que você deve saber

O que você vai encontrar neste artigo:

A harmonização facial é o sonho de muitas pessoas! Mas você sabe como funciona a matemática da beleza para alcançar um excelente resultado ao realizar esse tratamento?

Para você compreender como funciona a busca por uma face harmônica, é preciso, antes de mais nada, saber que sempre nos baseamos em dois pontos principais: simetria e proporção! São pilares tão fundamentais que quando analisamos as faces consideradas belas, conseguimos notar medidas e ângulos específicos. 

Nenhuma beleza é igual! Os padrões mudam de acordo com sexo, idade e etnia. Cada indivíduo tem as suas particularidades que o permite ser único. Além disso, é importante reforçar que a beleza é subjetiva, ou seja, muda de pessoa para pessoa e a perfeição não existe.

A avaliação é um dos passos principais para garantir um resultado natural, belo e que verdadeiramente valorize o rosto do paciente. Aqui, você descobre mais sobre essa etapa do procedimento e entende detalhes sobre a harmonização facial. Vamos juntos?

 O que é a harmonização facial? 

Trata-se de um conjunto de procedimentos estéticos que tem como finalidade conquistar a harmonia facial. O rosto se torna mais simétrico e bonito, aumentando a autoestima do paciente.

A harmonização do rosto pode envolver uma série de procedimentos estéticos e somente um profissional habilitado é capaz de identificar quais entregam os melhores resultados. Isso é feito por meio de um estudo detalhado da face, no qual se identifica quais pontos necessitam de melhorias.

Curiosamente, a harmonização facial se tornou popular nos últimos anos, sobretudo pelo maior interesse dos pacientes em procedimentos estéticos, bem como pelo maior acesso à informação e realização por celebridades.

 Afinal, como funciona a harmonização facial? 

O termo “harmonização facial”, de um modo geral, se refere ao uso de procedimentos minimamente invasivos para atingir os objetivos do tratamento. Entre eles, podemos destacar os preenchedores, como o ácido hialurônico, além da toxina botulínica, dos fios de sustentação e dos bioestimuladores de colágeno. 

A avaliação é uma parte fundamental para iniciar o tratamento. Não é para menos, afinal, é com essa conversa e aproximação com cada pessoa, atentando-se às suas queixas, expectativas, tolerância à dor e estilo de vida, que levantamos os dados necessários para indicar o melhor procedimento.

Na avaliação, por exemplo, podemos mudar a indicação de um procedimento minimamente invasivo, que terá uma duração mais curta, para um procedimento cirúrgico, que terá um resultado permanente. 

Durante a avaliação, o profissional faz uma análise detalhada da face do paciente, montando um plano com procedimentos que ajudarão a atingir o resultado que ele busca.

Além disso, faz o alinhamento das expectativas do paciente, para evitar possíveis frustrações. Após a etapa inicial de avaliação é que se iniciam os procedimentos, que podem ou não serem feitos com anestesia. Depende muito da tolerância do paciente à dor.

É importante esclarecer que somente um profissional capacitado pode indicar os melhores tratamentos para o paciente, inclusive realizá-los com excelência.

E quais profissionais consultar para fazer sua harmonização facial? A recomendação é que passe por um dermatologista ou cirurgião plástico, que são médicos com conhecimento especializado na anatomia da face e características da pele. Além disso, têm um senso estético mais apurado.

Outro detalhe importante é que quando se faz necessária a realização de procedimentos mais invasivos, indica-se que o paciente consulte um cirurgião plástico.

Por que a etapa da avaliação é importante?

A avaliação minuciosa da face do paciente é importante porque ajuda a definir os melhores tratamentos para realmente garantir a harmonia facial. Além disso, essa análise é personalizada, o que contribui para que se tenha uma aparência natural e equilibrada.

Sem a avaliação, corre-se o risco de ter um resultado artificial, que não valoriza as características únicas do paciente. O visual é padronizado e se torna mais fácil identificar que a pessoa passou por algum procedimento.

 Quais características podem ser avaliadas e tratadas durante a harmonização facial?

A harmonização facial masculina e feminina envolve a avaliação de uma série de características para definição dos procedimentos ideais. A seguir, apresentamos o que é avaliado e tratado pelo médico:

1. Rosto

De um modo geral, faces mais alongadas são consideradas mais belas. É possível afinar o rosto através do uso de toxina botulínica e remoção da bola de Bichat (bichectomia).

Outra possibilidade de tratamento é alongar a face por meio do uso preenchedores em mento (queixo) ou mentoplastia. Há, ainda, a opção de definir o ângulo da mandíbula e o ângulo cérvico-facial (entre o pescoço e a face) utilizando toxina botulínica, preenchedores, fios de sustentação e lifting facial.

2. Nariz

Normalmente, utiliza-se os preenchedores para rinomodelação, retificando o dorso nasal e definindo um pouco a ponta do nariz. Vale ressaltar que esses são resultados estéticos!

Já através da rinoplastia (cirurgia plástica do nariz) é possível tratar o desvio de septo, afinar a base nasal, diminuir as asas do nariz (alectomia), melhorar a respiração, afinar e projetar a ponta.

 3. Lábios

Pode-se realizar o aumento do volume labial com ácido hialurônico ou com enxerto de gordura. Além disso, há a opção de diminuir a distância entre o lábio superior e o nariz através do lifting labial. Também é possível corrigir o excesso de exposição das gengivas (sorriso gengival) por meio do uso da toxina botulínica.

 4. Olhos e sobrancelhas

Para proporcionar um olhar mais aberto e mais expressivo, podemos lançar mão do uso de toxina botulínica, da blefaroplastia (cirurgia plástica das pálpebras), da frontoplastia e do lifting de supercílios.

 5. Orelhas

Para corrigir as chamadas “orelhas em abano”, podemos realizar a otoplastia. Também é viável a correção cirúrgica do lóbulo bífido (“orelha rasgada”) e do envelhecimento do lóbulo através de preenchedores.

 6. Testa (região frontal)

No caso de pacientes com a testa alta, podemos realizar um transplante capilar para abaixar a linha de início dos cabelos. Para atenuar rugas e linhas de expressão, o tratamento mais indicado é a aplicação de toxina botulínica.

Esses e outros procedimentos podem ser indicados para atingir a tão desejada harmonia facial! Por isso, uma avaliação individualizada é muito importante. Entre em contato conosco e agende a sua!

Como é o pós-procedimento da harmonização facial?

Depende muito do procedimento realizado pelo paciente. De maneira geral, a área que recebeu o tratamento pode apresentar um leve inchaço, que desaparece em alguns dias.

Além disso, pode ser que o paciente fique com alguns pequenos hematomas, que são comuns no caso de aplicação da toxina botulínica e preenchedores. Esse problema também se resolve sozinho em poucos dias.

Alguns procedimentos demandam cuidados extras, como a realização de automassagens faciais para espalhar bem o produto e evitar nódulos. É o caso de alguns bioestimuladores de colágeno.

Caso o paciente faça procedimentos minimamente invasivos, ele pode retomar sua rotina logo após as aplicações, sem comprometimento de suas atividades. Agora, se precisou passar por algum procedimento mais invasivo, pode ser que o pós exija cuidados especiais, como um período de repouso.

O ideal é que consulte seu dermatologista ou cirurgião plástico para saber o que fazer durante o pós-procedimento, para garantir o melhor resultado possível.

Além disso, não deixe de realizar as consultas de acompanhamento ou retornos. Desse modo, é possível esclarecer eventuais dúvidas e ter o suporte adequado em casos de complicações.

Harmonização do rosto: quanto tempo dura?

Isso varia de acordo com o procedimento que o paciente fez. Alguns procedimentos minimamente invasivos não são definitivos. A toxina botulínica, por exemplo, pode durar de três a seis meses. No entanto, a perda do resultado é gradativa.

No caso dos preenchedores, os mais utilizados e seguros são os temporários. O corpo absorve naturalmente esses produtos, sempre de maneira gradual. Geralmente, eles duram de um a quatro anos, de acordo com sua viscosidade.

De modo geral, os procedimentos invasivos, como os cirúrgicos, costumam entregar resultados de longo prazo. No entanto, tenha em mente que o corpo continua envelhecendo e sofrendo a ação da gravidade. Portanto, o resultado cirúrgico pode ter alguma alteração ao longo dos anos, mas dificilmente retornará ao estado original.

Isso significa que se quiser manter os resultados da harmonização facial, seja com procedimentos invasivos ou não, você precisará realizar retoques. Os da toxina botulínica costumam ser mais frequentes!

Em quanto tempo surgem os resultados?

Alguns procedimentos entregam resultados quase que imediatos, como os preenchedores. Mas é importante salientar que após a aplicação o local fica inchado. É preciso aguardar que esse edema regrida para identificar o resultado e se há necessidade de acréscimo de produto ou outro ajuste.

Vale citar que a toxina botulínica não proporciona uma paralisação muscular imediata. Isso acontece de maneira gradual e pode ser que haja necessidade de algum retoque, para aprimorar o resultado.

Já em casos de procedimentos invasivos, o paciente costuma ter um edema mais representativo. O ideal é que aguarde a redução do inchaço, o que pode demorar algumas semanas, para verificar o resultado final do procedimento.

Harmonização facial em Curitiba

Possui interesse em fazer harmonização facial Curitiba? A GrafGuimarães, clínica de cirurgia plástica, dermatologia e transplante capilar  em Curitiba, tem estrutura completa e segura para te atender, além de uma equipe altamente qualificada e atualizada!

Realizamos a avaliação inicial de maneira detalhada, indicando ao paciente um tratamento personalizado, que entrega resultados naturais e realistas. Conosco, o paciente consegue uma aparência natural e equilibrada!

Aproveite para agendar uma avaliação e faça procedimentos de harmonização facial com profissionais experientes, garantindo um resultado incrível, de modo a retomar sua autoestima!

    Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
    Política de Privacidade