Blefaroplastia

“Os olhos são o espelho da alma” – se você já ouviu e concorda com essa frase, sabe a importância que a região das pálpebras representa para nossa face!

Com o passar dos anos a região das pálpebras é das primeiras que passam a demonstrar a chegada da idade, o excesso de pele, as olheiras e os pés-de-galinha são queixas frequentes dos pacientes que nos procuram para obter um aconselhamento de como resgatar a aparência de alguns anos passados. E a resposta pode estar na realização da Blefaroplasita, que nada mais é que a cirurgia plástica das pálpebras!

Apesar do grande número de técnicas e táticas para abordar a região o mais importante a saber é que a região exige cirurgias muito delicadas e que protejam a função dos olhos, então uma preocupação muito grande aqui na GrafGuimarães é garantir a total naturalidade da cirurgia e a correta oclusão e posicionamento palpebral no pós-operatório.

Entenda como funciona a Blefaroplastia

Benefícios do procedimento

• Melhora da expressão de cansaço facial;
  • Redução dos sinais de envelhecimento;
  • Melhora da visão em razão do alívio da sensação de peso e cansaço nos olhos;
  • Rejuvenescimento facial da região ocular.

Geralmente com anestesia local e sedação, raramente com anestesia geral.

Riscos da Blefaroplastia

Apesar de raros, como todo procedimento cirúrgico, a blefaroplastia não está isenta de riscos, sendo eles:

• Cicatrizes desfavoráveis;
  • Visão embaçada ou temporariamente prejudicada;
  • Olhos secos;
  • Dificuldade de fechar seus olhos;
  • Sangramento (hematoma);
  • Má cicatrização;
  • Infecção;
  • Acúmulo de líquido (seroma);
  • Dormência e outras alterações na sensibilidade da pele;
  • Riscos anestésicos;
  • Disfunção na pálpebra envolvendo posição anormal das pálpebras superiores (ptose palpebral), pele solta da pálpebra ou frouxidão anormal da pálpebra inferior (ectrópio), podendo coexistir com flacidez da testa e das estruturas da sobrancelha. A cirurgia de levantamento da sobrancelha não corrigirá aquelas disfunções.

Cirurgia adicional poderá ser necessária:

• Dor, que pode perdurar;
  • Descoloração da pele e inchaço;
  • Fios de suturas podem espontaneamente emergir na pele, tornar-se visíveis ou produzir irritação que exijam a sua remoção;
  • Trombose venosa profunda, complicações cardíacas e pulmonares;
  • Possibilidade de cirurgia revisional;
  • Perda de visão.

Blefaroplastia contraindicações

• Pacientes grávidas e lactantes;
  • Nódulos de tireoide: bócio coloide;
  • Uso de imunossupressores: corticoide em doses altas e de uso crônico, drogas imunossupressoras (ciclosporina, ciclofosfamida, azatioprina, entre outras);
  • Distúrbios de coagulação e uso de anticoagulantes;
  • Inflamação ou infecção no local a ser tratado;
  • Doenças pré-existentes: hipertensão arterial, diabete e outras doenças crônicas descompensadas
  • Distúrbios psiquiátricos, depressão, psicose, alcoolismo e dependência química;
  • Doenças nos olhos: glaucoma, olho seco e/ou descolamento de retina;
  • Problemas de tireoide como a disfunção de graves, hipotireoidismo ou hipertireoidismo;
  • Pacientes com distúrbios de comportamentos.

Cuidados pré-operatórios

• Comunicar até 2 (dois) dias antes do procedimento ocorrências como gripe, indisposição, febre, infecções no local do procedimento (viral ou bacteriana);
  • Evitar tomar aspirina, alguns anti-inflamatórios e medicamentos naturais, conforme orientação médica, pois podem aumentar o sangramento;
  • Comparecer ao local previamente agendado, obedecendo ao horário estipulado.

Cuidados pós-operatórios

• Evitar atividade física por 15 (quinze) dias;
  • Realizar compressas frias no local;
  • Utilizar pomada lubrificante prescrita pelo(a) médico(a);
  • Não coçar os olhos até cicatrizar;
  • Não dormir de lado e nem de bruços por 7 (sete) dias;
  • Avisar ao(a) médico(a) de qualquer intercorrência após a realização do procedimento.

Resultado

Acontece após cerca de 6 meses, sendo que os cuidados com a face como o uso de filtro solar e o uso de toxina botulínica, por exemplo, não devem ser abandonados pela paciente, pois o envelhecimento facial é contínuo e devemos sempre continuar o tratamento para mantermos o resultado obtido pelo máximo de tempo possível.

Entre em contato e agende uma consulta agora mesmo!

Blefaroplastia

Entre em contato