Google Remarketing | Clínica GrafGuimarães
Blefaroplastia

Blefaroplastia

A região das pálpebras – região próxima aos olhos – muitas vezes causa algum tipo de incômodo ou desconforto estético para muitas pessoas. Seja por marcas da idade, seja pela textura da pele ou por distúrbios de caráter de uso avançado da visão. Sendo assim, não se trata apenas de um problema estético, mas também, de uma questão de saúde.

A blefaroplastia, como é denominada a cirurgia de pálpebra, é indicada em casos de flacidez das pálpebras. Quando estas se mantêm caídas ou quando existem bolsas na parte inferior dos olhos, dando uma impressão de cansaço e envelhecimento à face. Normalmente, esses problemas surgem em pessoas com mais de 40 anos, daí a necessidade em se realizar o procedimento, no entanto, tal procedimento pode também ser realizado em pacientes jovens, uma vez que fatores genéticos podem exigir uma intervenção cirúrgica mais precoce. Sendo assim, é indispensável a avaliação médica de seu cirurgião, pois apenas após uma análise profunda do seu caso, esse intervirá naqueles setores que possam ser beneficiados pela cirurgia.

É bom lembrar que a cirurgia das pálpebras, sozinha, não proporciona um rejuvenescimento geral à face. Isso exige outras condutas associadas à blefaroplastia. Essa trata-se apenas de uma cirurgia plástica que consiste na retirada do excesso de pele, músculo e gordura das pálpebras, buscando um posicionamento adequado das pálpebras, de forma a remover e minimizar as rugas da região, o que proporciona assim uma aparência mais saudável e jovem, além de melhoria no aspecto de seu aspecto funcional.

Blefaroplastia

por Dr. Carlos Alberto Preto Guimarães

Bichectomia

por Dr. Carlos Alberto Preto Guimarães

Preenchimento e Bioplastia

por Dra. Christine Graf Guimarães

Blefaroplastia

por Dr. Carlos Alberto Preto Guimarães

Frontoplastia

por Dr. Carlos Alberto Preto Guimarães

Otoplastia

por Dr. Carlos Alberto Preto Guimarães

Peeling de Fenol

por Dr. Carlos Alberto Preto Guimarães

Rinoplastia

por Dr. Carlos Alberto Preto Guimarães

Ritidoplastia

por Dr. Carlos Alberto Preto Guimarães

Sutura Silhouette

por Dr. Carlos Alberto Preto Guimarães

Toxina Botulínica

por Dra. Christine Graf Guimarães

Abdominoplastia

por Dr. Carlos Alberto Preto Guimarães

Ginecomastia

por Dr. Carlos Alberto Preto Guimarães

Lipoaspiração e Lipoescultura

por Dr. Carlos Alberto Preto Guimarães

Prótese Glútea

por Dr. Carlos Alberto Preto Guimarães

Mamoplastia Redutora e Levantamento

por Dr. Carlos Alberto Preto Guimarães

Implante de Silicone

por Dr. Carlos Alberto Preto Guimarães

vídeos
Informações específicas:

Tipo de anestesias:

Preferencialmente local e com o uso de sedativos, pois a extensão da cirurgia é pequena e os anestésicos são eficazes no processo. A anestesia geral é utilizada apenas quando há contraindicação clínica para anestesia local ou quando a cirurgia está sendo feita, associada a outros procedimentos.

Tempo de duração:

De 1 a 2 horas, considerando que a cirurgia será apenas na região da pálpebra superior ou inferior ou se será realizada nas duas.

Período de internação:

É variável de paciente para paciente. Em média de 6 a 10 horas (com anestesia local). Em caso de anestesia geral (o que é raro), este prazo pode se estender.

Evolução pós-operatória:

Os pontos são retirados geralmente no sétimo dia após a cirurgia. Após o oitavo dia de pós-operatório já é possível perceber cerca de 50% do resultado total da cirurgia, sendo esse melhor evidenciado na segunda ou terceira semana subsequente. Lembrando que esses dados são variáveis de pessoa a pessoa.

O resultado final será efetivamente observado após o sexto mês, após a recuperação do paciente e tempo para que as linhas de incisão possam refinarem totalmente.

Quanto aos “pés-de-galinha”, mesmo que devidamente operados, nunca desaparecerão totalmente, havendo apenas uma melhora do estado anterior. Os sulcos que permanecem são devidos à ação do músculo nessa região e, também, à perda de elasticidade da pele remanescente. Vale ressaltar também, que existe o envelhecimento natural da pele, sendo importante a proteção solar para melhores resultados.

Cicatrizes:

Sendo a pele das pálpebras de uma espessura muito fina, as cicatrizes tendem a se confundir com os sulcos da pele – o que se dará após o período de maturação da pele que é, em média, de três meses – sendo necessário, poderão ser disfarçadas com o auxílio de uma maquiagem leve, a partir do terceiro dia, depois de retirados os pontos.

Curativos:

O paciente normalmente não usa curativos, apenas recomenda-se que o paciente use compressas de gaze embebidas em soro fisiológico gelado, que são colocadas em cima dos olhos para oferecer repouso e diminuir o inchaço do pós operatório, é indicado a repetição do procedimento por cerca de três dias.

Complicações possíveis:

Cada organismo reage de maneira diferente. Dessa forma, na totalidade de pacientes, existem aqueles que atingem um resultado ideal, enquanto que outros, podem apresentar resultados negativos, em maiores ou menores proporções, independentemente do trabalho médico ter sido feito com zelo, perícia e cautela. Entre os resultados negativos – que felizmente são raros – o paciente pode apresentar:

1 Infecção
2 Necrose de pele, por deficiência circulatória (sendo o tabagismo sua maior causa)
3 Deiscência de pontos – abertura dos pontos realizados
4 Trombose venosa – coagulação do sangue dentro das veias
5 Complicações anestésicas – conforme o tipo de anestesia realizada – podendo acontecer alergia a medicamentos (choque anafilático), hipertermia maligna, cefaleia (dor de cabeça) pós peridural, etc.
6 Complicações estéticas: cada pessoa tem um tipo de cicatrização e são exemplos de complicações estéticas o aparecimento de queloides (cicatriz levemente em alto relevo), hipercromia de cicatrizes (escurecimento das cicatrizes), irregularidades da área operada, etc.
7 Mal posicionamento da pálpebra inferior
8 Má oclusão ocular
9 Ectropios (pálpebra inferior repuxada para baixo)
10 Hematomas

Cada paciente tem um tipo de resposta à cirurgia e pequenas intercorrências são comuns e totalmente controláveis.

Recomendações pré-operatórias:

  • Internar-se na Clínica GrafGuimaraes;
  • Comparecer ao local da cirurgia (hospital, clínica), no horário previsto e marcado na sua guia de internação;
  • Não vá sozinho. Apresente-se acompanhado de alguém;
  • Comunique qualquer anormalidade ocorrida antes da internação;
  •  Não use maquiagem no dia da internação;
  •  Traga óculos escuros;

Recomendações pós-operatórias:

  • Aplique compressas de algodão, embebidas em água fria filtrada ou soro fisiológico, que devem ser trocadas a cada 30 minutos, nos primeiros 3 dias;
  • Não traumatize, nem coce os olhos;
  • Evite vento, sol e friagem por 30 dias;
  • Use óculos escuros sempre que se expuser à luz natural;
  • Alimente-se normalmente;
  • Obedeça às prescrições de seu médico;
  • Volte ao consultório para fazer os curativos e as revisões nas datas estipuladas;
  • Consulte essas instruções tantas vezes quantas forem necessárias;
  • Após o vigésimo dia, poderá voltar às suas atividades normais;
  • O bom resultado final também depende de você;

 

Outras informações:

Edema:

O edema (inchaço) das pálpebras é comum e varia de paciente para paciente, sendo mais acentuado nos três primeiros dias do pós-operatório. Do quinto ao oitavo dia já caminha para uma aparência mais natural. O uso de óculos escuros e compressas frias será extremamente útil nessa fase. O edema pode dificultar o fechamento das pálpebras durante o sono, expondo parte do globo ocular e favorecendo seu ressecamento. Para evitar tal fato é recomendável o uso de pomada oftálmica. Após o terceiro mês pode ainda subsistir um edema residual discreto.

Manchas roxas:

É comum que numa blefaroplastia se dê a formação de “manchas roxas”, que nada mais são, que a infiltração de sangue na pele subjacente, podendo se espalhar também pela conjuntiva ocular. Isso se deve ao trauma cirúrgico, não se constituindo em problema, nem sendo considerada uma complicação, mas uma ocorrência transitória e, portanto, reversível, em nada comprometendo a visão.

 Cirurgia de pequenos tumores e correção de cicatrizes

 Pequenos procedimentos

Cirurgia de retirada de sinais e pequenos tumores.

A clínica GrafGuimaraes realiza pequenos procedimentos para correção de cicatrizes inestéticas, retirada de pequenos sinais e tumores, criocirurgia e eletrocirurgia.

As recomendações pós-operatórias são:

i) de repouso com a área operada por sete a quinze dias;

ii) evitar exposição solar e;

iii) realizar os curativos diariamente.

Os pontos são retirados entre 5 e 15 dias dependendo da localização e extensão do procedimento.

Complicações pós-operatórias, muito raras, incluem:

i) deiscência de sutura (abertura dos pontos);

ii) sangramento;

iii) necrose de pele.

Cirurgia de ocidentalização dos olhos – Você sabe o que é?

A pálpebra de pessoas orientais é muito diferente da pálpebra dos ocidentais.  A principal diferença está na prega supra tarsal (aquela “dobrinha” em cima da pálpebra). Cerca de cinquenta por cento dos pacientes orientais não possuem esta prega.  Além disso, esses pacientes costumam apresentar excesso de bolsas de gordura na pálpebra superior, cílios que nascem mais retos ou até para baixo e epicanto medial (prega de pele no canto interno do olho). Estas características fazem os olhos orientais parecerem menores e mais inchados.

A cirurgia consiste na confecção de uma “dobrinha” na pálpebra superior, através da fixação da derme ao músculo elevador da pálpebra e tarso. Além disso, podem ser realizadas a resseção do excesso de bolsa gordurosa, a eversão dos cílios e a correção do epicanto, dependendo da avaliação de cada paciente.

A cirurgia é rápida, durando pouco mais de uma hora e o paciente fica em torno de seis a oito horas na clínica. O resultado é imediato, mas, pode ocorrer inchaço nos primeiros dias.  A retirada de pontos é feita em cerca de sete dias e o paciente pode retornar às suas atividades normais em cerca de uma semana.

Cabe ressaltar que, apesar de ser chamada de cirurgia de Ocidentalização, o paciente oriental não deseja parecer ocidental, deseja apenas um olhar mais atraente e expressivo, preservando e respeitando suas características étnicas.

Para uma melhor avaliação, agende sua consulta.

equipe médica
Médicos Responsáveis
procedimentos
procedimentos
Outros Procedimentos
Cirurgia Plástica Facial
Saiba mais
Cirurgia Plástica Corporal
Saiba mais
ENTRE EM CONTATO
Quer marcar uma consulta de avaliação? Ficou em dúvida
sobre algum procedimento? Entre em contato conosco!
+55 41 3363-3009
Av. Senador Souza Naves, 1025 – Alto da XV,
Curitiba – PR
Estacionamento gratuito.

contato