Google Remarketing | Clínica GrafGuimarães

Blog

Cirurgia de Pálpebra: saiba tudo sobre a blefaroplastia

A região dos olhos é uma das que mais sofrem os efeitos do tempo, das intempéries e da falta de cuidado. Por isso que é nela onde, normalmente, as pessoas passam a notar os sinais do envelhecimento com mais facilidade. O sol em excesso, o cigarro e o estresse físico e emocional são alguns dos fatores que contribuem para a deterioração da área. Isso, além da parte genética que, como todos sabemos, tem enorme contribuição para determinar como as pessoas envelhecerão. Mas mais importante que a parte estética, é o envelhecimento que, muitas vezes, vem acompanhado de problemas funcionais dos olhos, como a diminuição do campo visual, lacrimejamento, sensibilidade ao vento, a luz, entre outros. Mas, felizmente, a correção dos sinais que o tempo deixou podem ser realizados através de procedimentos estéticos para o olho, nesse caso, as cirurgias de pálpebra : a Blefaroplastia.

Apesar das diversas técnicas existentes para a realização plástica de cirurgias de pálpebra, basicamente, deve-se abordar o excesso de pele da região, fazendo remoções muito precisas e cautelosas. Afinal, por ser uma área bastante sensível, um dos maiores medos de quem se submete a esse procedimento é ter os olhos desfigurados e problemas para o fechamento, oclusão e proteção ocular.

O segundo aspecto a ser abordado, é o excesso das bolsas de gordura que podem dobrar-se sobre a região. Elas são mais perceptíveis nas pálpebras inferiores, conferindo um aspecto de cansaço aos pacientes. E, nesse quesito, atualmente preferimos, em muitos casos, realocar essa gordura a mais, em vez de retirá-la. Objetivando, assim, tratar o sulco formado nesse paciente.

O terceiro aspecto, é o posicionamento das sobrancelhas, que quando muito baixas devem ser relocadas para a posição natural, conferindo jovialidade.

O quarto aspecto , deve ser examinado e traçado através de um plano cirúrgico para o tratamento das regiões musculares vizinhas às pálpebras, como os músculos corrugadores que fazem as rugas do cenho e dão o aspecto de severidade e mau humor. Além disso, elas também podem ser tratados através da blefaroplastia superior.

E finalmente, devemos avaliar a presença de doenças oculares associadas, como a flacidez ligamentar, a proptose, o aumento da pressão intraocular, os problemas refrativos, entre outras.

Uma vez que o diagnóstico correto para cada paciente for feito, um plano cirúrgico completo é traçado. Depois, vem a fase de execução da cirurgia que, nesse caso, deve ser extremamente delicada e com sangramento mínimo durante o ato, para permitir a recuperação completa e sem intercorrências aos pacientes

Vale ressaltar que os procedimentos estéticos concomitantes podem ser realizados juntamente com as cirurgias de pálpebra, como o preenchimentos de botox (toxina botulínica). E, em alguns casos, pode se fazer a cirurgia associada a procedimentos maiores, como os liftings faciais ou cirurgias corporais, como mamoplastias.

O pós-operatório da blefaroplastia

Apesar do procedimento estético no olho ser simples e geralmente indolor – mesmo no pós-operatório -, alguns cuidados devem ser seguidos nas primeiras semanas, como:

  • Aplicar compressas frias sobre os olhos – principalmente nos 3 primeiros dias;
  • Dormir de barriga para cima e manter a cabeça mais alta que o restante do corpo;
  • Utilizar óculos de sol para evitar exposição a claridade;
  • Não maquiar os olhos;
  • Manter a rotina de cuidados indicada pelo médico por 15 dias (ou pelo tempo indicado);
  • E não esquecer de ir ao médico para uma consulta pós-operatória.

O inchaço é mais intenso nos 3 primeiros dias, mas a maioria dos pacientes já apresentam um aspecto natural após o oitavo. Já em um ou dois meses é possível se expor ao sol ainda com alguns cuidados como uso de óculos escuros e filtro solar. Já o resultado final, surge entre 3 e 6 meses após o procedimento com a cicatrização completa.

Na Graf Guimarães, nossos pacientes recebem todos os cuidados e técnicas avançadas de transplante, além da sensibilidade artística nos processos cirúrgicos. Tire suas dúvidas sobre o que está acontecendo com os seus fios de cabelo diretamente conosco.

Agende uma avaliação e conte com a gente.

ENTRE EM CONTATO
Quer marcar uma consulta de avaliação? Ficou em dúvida
sobre algum procedimento? Entre em contato conosco!
+55 41 3363-3009
Av. Senador Souza Naves, 1025 – Alto da XV,
Curitiba – PR
Estacionamento gratuito.


contato