Google Remarketing | Clínica GrafGuimarães
Blog

Prótese mamária e o câncer de mama

Segundo dados do INCA – Instituto Nacional do Câncer –  o câncer de mama é o segundo tipo de carcinoma mais frequente no mundo. É mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos novos casos, a cada ano.  Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom.

Um dos maiores mitos que assombram as mulheres é a interferência da prótese de silicone no diagnostico ou tratamento do câncer de mama.

Vale ressaltar que há mais de 30 anos, a prótese de silicone é uma técnica utilizada para aumentar ou reconstruir as mamas em todo o mundo, no entanto, a duvida sobre a sua relação com o câncer de mama sempre vem à tona, trazendo duvidas e incertezas nas mulheres que buscam por este procedimento.

A prótese de silicone não possui agentes que possam provocar o câncer de mama, inclusive os implantes de silicone são indicados para a reconstrução mamária em pacientes operadas pelo câncer de mama que necessitam de controle rígido durante o tratamento, portanto, podemos afirmar que não há nenhuma relação entre a prótese de silicone e o desenvolvimento do câncer de mama.

Com relação ao auto-exame, as próteses não atrapalham em absolutamente nada, uma vez que não há glândula por debaixo delas. Porém, o auto-exame vem perdendo força, uma vez que este procedimento passa uma idéia incompleta sobre a prevenção do câncer de mama para o público feminino. O auto-exame não substitui uma consulta médica e os exames periódicos. É fundamental procurar um profissional especializado para uma avaliação clínica das mamas e complementar os cuidados preventivos com outros exames, como ultra-sonografia, mamografia e ressonância magnética, o que permite detecção precoce do câncer, ao mostrar lesões em fase inicial, muito pequenas (medindo milímetros), e com isso oportunizar o inicio do tratamento muito mais cedo, o que traz a possibilidade de êxito muito maior.

Dr. Carlos Alberto Preto Guimarães

CRM: 16170

Médico graduado pela Universidade Federal do Paraná

Pós graduado no Institute of Plastic and Reconstructive Surgery-NY-EUA.

É membro efetivo da Sociedade brasileira de Cirurgia Plástica e da American Society of  Plastic Surgeons

ENTRE EM CONTATO
Quer marcar uma consulta de avaliação? Ficou em dúvida
sobre algum procedimento? Entre em contato conosco!
+55 41 3363-3009
Av. Senador Souza Naves, 1025 – Alto da XV,
Curitiba – PR
Estacionamento gratuito.

contato

Cadastre-se e fique por dentro de novidades e procedimentos da GrafGuimarães





Seus dados estão seguros. Fique tranquilo, não fazemos spam.