Google Remarketing | Clínica GrafGuimarães

Blog

Prótese mamária – o que há de novo

O implante de silicone, junto com a lipoplastia, é a cirurgia de maior procura nos consultórios de cirurgias plásticas brasileiras, inclusive na clinica GrafGuimarães.

Por tratar-se de uma cirurgia bastante segura, de rápida recuperação e de grande satisfação para os paciente, desde o pós-operatório imediato, muitas mulheres acabam por pensar que todos os implantes mamários são equivalentes e que a cirurgia é a mesma onde quer que seja feita, mas alguns detalhes devem ser lembrados e colocados em evidência na hora da decisão:

  1. O local da incisão (corte) para a colocação da prótese de silicone deve ser escolhida com cuidado, os mais frequentes são a região axilar, o sulco submamário e a periareolar inferior. Todas as incisões são de simples execução, porém todo corte que é feito no organismo pode, em algum momento, ter uma cicatriz não perfeita -esteticamente falando -, são os casos dos queloides ou cicatrizes alargadas e hipertróficas. Por isso, na hora de pensar em fazer uma incisão na axila deve saber que no caso de uma má cicatrização, eventualmente, o corte ficará a mostra com ao usar biquínis ou camisetas. Já a cicatrização periareolar, é a que tem menos índice de problemas, porém, aos pacientes que nunca tiveram filhos, esta incisão pode prejudicar a amamentação, visto que corta boa parte dos ductos lactíferos. A incisão do sulco submamário além de ser de execução mais simples, é, normalmente, a mais comum por permitir que a cicatriz fique escondida abaixo das roupas (mesmo no caso dos biquínis). Por conta disso, a desvantagem desse tipo é o amadurecimento tardio de cicatrização e uma tendência à vermelhidão por mais tempo que as demais, apesar do resultado ser bastante semelhante.
  2. O formato: as próteses de silicone podem ter diferentes formatos, mas basicamente elas dividem-se entre redondo e anatômico (ou gota). As de formato anatômico são próteses em que a projeção maior se dá da aréola para baixo, distribuindo uma naturalidade maior a paciente. Já as redondas, apresentam uma maior projeção do polo superior, ficando com um formato mais arredondado, menos natural. E mesmo assim, é o preferido pela maioria das pacientes que procuram a cirurgia, conferindo uma transição mais abrupta do torax para a mama.
  3. O perfil: as prótese – principalmente as redondas – tem o perfil baixo, moderado, alto ou super alto. Quanto maior o perfil, maior a projeção da prótese, sendo que as próteses de perfil baixo tem uma base maior que a de perfil moderado, essa, por sua vez, é maior que a de perfil alto, e assim por diante. Essa escolha depende do tipo de tórax que a paciente possui e do quanto ela quer aumentar a mama. Pacientes de tórax estreito que querem um grande aumento, devem, necessariamente, colocar próteses de perfil alto ou super alto, para que a base da prótese possa ser acomodado perfeitamente.
  4. O local da colocação – sobre o músculo ou abaixo dele: a colocação das próteses, à nivel submuscular, oferece uma maior proteção à prótese, conferindo maior naturalidade e evitando que ela fique palpável ao longo dos anos. Porém nem todas as pacientes precisam dessa proteção. Aquelas que escolhem as próteses moderadas e apresentam volume mamário suficiente para recobrir os implantes, não precisam coloca-la na submuscular.
    Ainda que a maioria dos mastologistas ainda prefiram analisar mamas com este tipo de colocação, graças a melhoria dos exames da mama, hoje já é possivel avaliá-las com prótese em qualquer situação anatômica.
  5. A escolha da prótese: todas as marcas existentes no Brasil devem ter registro na anvisa, sendo que, das ofercidas hoje, todas possuem um padrão de qualidade que garante uma cirurgia de sucesso – detalhes como garantias e preferências devem ser discutidas com o médico escolhido.

Como podemos analisar, muitos são os fatores que devem ser pesados na hora da decisão. Por isso, na clinica GrafGuimaraes os profissionais sao comprometidos com o resultado de cada paciente, e cada consulta é conduzida para oferecer todas as informações necessárias para a escolha, encorajando as pacientes a opinar e conhecer os diferentes tipos de próteses de silicone existentes.

Agende sua consulta e converse com um de nossos cirurgiões plásticos.

ENTRE EM CONTATO
Quer marcar uma consulta de avaliação? Ficou em dúvida
sobre algum procedimento? Entre em contato conosco!
+55 41 3363-3009
Av. Senador Souza Naves, 1025 – Alto da XV,
Curitiba – PR
Estacionamento gratuito.


contato