Blog
Graf Guimarães
Graf Guimarães 25 de novembro de 2022
Compartilhe:

Sutiã pós-cirúrgico: devo usar após o procedimento?

Após a mamoplastia é recomendado o uso do sutiã para melhor recuperação.

Muitas pacientes que desejam fazer a cirurgia de mama, seja para mamoplastia redutora ou para o aumento dela, se preocupam bastante com a preparação para a cirurgia e o procedimento em si.

Mas vale ressaltar que seguir as orientações do médico no pós-operatório é tão importante quanto essas duas etapas, e fundamental para que o resultado da cirurgia seja satisfatório. E um dos principais cuidados que a paciente deve ter no pós-operatório é fazer uso do sutiã pós-cirúrgico, peça especialmente feita para ajudar na recuperação de pacientes que fazem cirurgia nas mamas.

Para esclarecer mais sobre o assunto, separamos algumas dúvidas sobre o sutiã pós-cirúrgico, suas principais funções, por quanto tempo usá-lo, entre outras. Confira:

Imagem de mulher vestindo sutiã pós-operatório

Para que serve o sutiã pós-cirúrgico?

Após realizada a cirurgia de mama, é fundamental o uso do sutiã pós-cirúrgico. Ele oferece sustentação reforçada às mamas, fazendo, assim, com que os músculos se adaptem, fiquem estáveis e as suturas não se rompam.

O sutiã também ajuda na cicatrização, já que o paciente fará poucos movimentos e isso auxiliará na reabilitação mais rápida, com menor risco para formação de cicatrizes. Vale ressaltar, ainda, que a compressão oferecida pelo sutiã ajuda a diminuir o inchaço, comum na região após esse tipo de procedimento.

A partir de que momento é preciso colocar o sutiã pós-cirúrgico?

O sutiã deve ser colocado na paciente assim que a cirurgia é finalizada. Por isso, ele deve ser levado à clínica no dia do procedimento.

 O sutiã deve ser usado durante todo o dia?

Sim, inclusive para dormir, retirando-o apenas para tomar banho.

Por quanto tempo deve ser utilizado o sutiã pós-cirúrgico?

Pelo menos nos 30 primeiros dias deve ser feito o uso do sutiã específico para pós-operatório. De 30 a 60 dias a paciente pode utilizar qualquer sutiã sem arames, que ofereça boa sustentação. Mas o importante é seguir à risca as orientações médicas e consultar o especialista se houver dúvida na escolha da peça.

Como deve ser o sutiã?

Como os movimentos devem ser restritos, o ideal é que o sutiã tenha abertura na frente, possua um tecido de boa qualidade (principalmente para absorver o suor) e alças de ajustes na frente. Vale lembrar que não é indicado que a peça tenha aros.

Como escolher o sutiã?

Siga as orientações do médico responsável e atente para o modelo e compressão, já que a pressão correta ajuda a evitar o sangramento externo e interno.

Números sobre cirurgia plástica no Brasil

Pesquisa realizada pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS) mostra que em 2015, só no Brasil, foram realizadas 1,2 milhão de cirurgias plásticas e 1,1 milhão de procedimentos estéticos. Os Estados Unidos, com 1,4 milhão de procedimentos cirúrgicos, ocupam o primeiro lugar, com o Brasil na segunda posição.

Entre os principais procedimentos no Brasil, em ordem crescente, está a colocação de próteses mamárias, a lipoaspiração, a blefaroplastia (cirurgia para levantar as pálpebras), a abdominoplastia (cirurgia para remover gordura e pele em excesso do abdômen) e a rinoplastia (cirurgia no nariz).

Dúvidas sobre cirurgia para reduzir e levantar as mamas?  Confira no vídeo:

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Política de Privacidade