Google Remarketing | Clínica GrafGuimarães
Tomar vacina da gripe implica na data da cirurgia? | GrafGuimarães

Tomar vacina da gripe implica na data da cirurgia?

Quem está prestes a fazer uma cirurgia plástica deve seguir à risca todas as orientações do médico, sejam elas sobre os exames solicitados e nos cuidados pré e pós-operatórios. E esses cuidados incluem, sim, a proteção. É preciso estar com as vacinas em dia antes da data da cirurgia e ter consciência da importância da imunização para que os resultados sejam satisfatórios.

Isso porque o paciente que se recupera de um procedimento cirúrgico fica com o sistema imunológico fraco, estando mais suscetível a doenças transmissíveis. Ou seja, uma pequena reação pode virar um problema maior, uma infecção grande, por exemplo. Por isso, manter o calendário de vacinas atualizado é fundamental, entre elas a vacina da gripe, e o médico deve observar esse item na conversa com o paciente.

Após a aplicação da vacina pode existir uma resposta do nosso corpo (febre, dores, leve resfriado, etc.), e esses sintomas podem ser confundidos com complicações pós-operatórias.

Outro ponto a observar é que existe a possibilidade de redução da eficácia da vacina aplicada próxima à data da cirurgia.

Mesmo o paciente estando em boas condições de saúde e não havendo registro de complicação anestésica ou cirúrgica, é recomendado um intervalo mínimo entre a aplicação da vacina e a realização do procedimento.

A cirurgia pode ser cancelada?

O cirurgião plástico e o anestesista avaliam juntos o prosseguimento da cirurgia, analisando os potenciais riscos para o paciente.