Home // Vibrolipoaspiração: tudo que você precisa saber
Você tem pesquisado sobre lipo e está se perguntando se a melhor escolha é a vibrolipoaspiração? Esta é uma dúvida comum quando o assunto é lipoaspiração, pois existem vários tipos e métodos. Aqui na Clínica Graf Guimarães trabalhamos com a vibrolipo tumescente com infiltração de solução de Klein modificada e aquecida! Parece difícil? Não se preocupe! Vamos explicar como funciona e porque esta é uma opção que deve ser considerada.
A lipoaspiração tornou-se popular na década de 90. Boa parte dos cirurgiões chamavam a cirurgia simplesmente de “lipoaspiração”, pois era um procedimento realizado de forma seca, sem a infiltração de solução anestésica e vasoconstrictor.
Com a popularização da cirurgia e o avanço da tecnologia, o procedimento, além de ganhar o famoso apelido “lipo”, desenvolveu as técnicas e conquistou outros métodos
Um dos maiores avanços foi o advento da infiltração anestésica com vasoconstritores para a realização da cirurgia. Esta foi uma iniciativa do dermatologista Klein. A mudança permitiu a retirada de volumes maiores de gordura com perdas sanguíneas mínimas, com um pós-operatório menos doloroso, menos hematomas e desconforto.
É nesse contexto de criação de novos materiais, equipamentos e técnicas para a realização da lipoaspiração que surge, no final da década de 90, a vibrolipoaspiração. O procedimento consiste em um aparelho que irá vibrar na sua ponta para tornar a retirada da gordura mais fácil. Com este aparelho é possível fazer grandes lipoaspirações com um menor esforço do cirurgião plástico, garantindo que ele reserve sua atenção para os detalhes da cirurgia.
A partir de muitos trabalhos científicos publicados e com o acúmulo de experiência, muitos profissionais e clínicas, assim como a Graf Guimarães, acreditam que a associação da vibrolipo com a infiltração anestésica tumescente (injeção de uma solução que contém adrenalina) torna a lipoaspiração muito menos traumática.
Além disso, a técnica leva a uma perda sanguínea menor, abrevia a duração da cirurgia, permite retiradas de maiores volumes de gordura, diminui o tempo de recuperação no pós-operatório, diminui a quantidade e extensão do hematomas e, por minimizar o esforço físico do cirurgião, permite que ele mantenha o foco nos detalhes que demandam atenção em cada caso de lipoaspiração.
Não existe um tipo de lipoaspiração melhor que outra. A vibrolipo é sim um excelente método de lipoaspiração e, apesar de ser a nossa preferência e a defendermos, os trabalhos científicos mostram que não há um tipo melhor que o outro.
As diferenças de resultado final entre todas as cirurgias – lipo convencional, vibrolipo, lipo a laser, ultrassônica e etc – não são dependentes do tipo de lipoaspiração escolhido pelo cirurgião plástico ou pelo paciente, mas sim da experiência e cuidado do profissional na realização do método escolhido.
Concordamos totalmente com essa conclusão, pois quando analisamos os resultados de lipo realizadas na clínica de 2000 a 2011 e comparamos com a série realizada entre 2012 e 2019 (já com o vibrolipo) não notamos diferenças nos resultados finais. Ambos são semelhantes quanto ao resultado. Notamos sim, conforme pontuamos anteriormente, um pós-operatório mais tranquilo e outras vantagens já elencadas acima.
Como toda cirurgia plástica, a vibrolipoaspiração deve ser realizada com um cirurgião plástico filiado a SBCP – Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – e que tenha o treinamento correto para tal! A consulta com esse profissional vai esclarecer as dúvidas relativas a cada caso e permitir discutir os pormenores da técnica oferecida pelo profissional.
Na Graf Guimarães, cada paciente é atendido de forma única e com muita explicação. Todas as opções são discutidas e entendidas para podermos realizar a cirurgia com toda a segurança e a certeza do resultado pretendido. Agende uma primeira consulta!
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Política de Privacidade