Graf Guimarães
Graf Guimarães 2 de dezembro de 2018

Cirurgia de ginecomastia: saiba tudo sobre o procedimento

A ginecomastia é o crescimento anormal das mamas masculinas, e o problema se dá pelo excesso de tecido mamário na região. Esse distúrbio pode ser causado por um desequilíbrio hormonal, muito recorrente na puberdade pelas várias transformações que o homem passa. O aumento do tecido mamário do homem pode se manifestar em diferentes graus, desde um pequeno broto até uma mama completa formada. A alteração pode ser apenas unilateral, mas também pode comprometer as duas mamas. Em alguns casos, com o passar do tempo, o problema pode desaparecer sozinho, mas em outros é necessária a cirurgia de ginecomastia para a redução das mamas. Principais causas e sintomas A principal causa é decorrente das alterações hormonais que os homens passam, principalmente no período da puberdade. Outros fatores podem estar relacionados ao excesso de tecido glandular mamário, excesso de peso (acúmulo de gordura) ou até mesmo algumas doenças. Outra causa que nem sempre é levada em conta é que alguns pacientes, na tentativa de ganhar músculos de forma mais acelerada, fazem uso de anabolizantes de forma indiscriminada, e um dos efeitos colaterais é justamente o aumento das mamas. Alguns pacientes com ginecomastia podem apresentar dores na mama, inchaço, nódulos e secreção mamária. Como funciona a cirurgia de ginecomastia A abordagem para tratar a ginecomastia deve ser de duas formas: primeiro, para tratar a glândula mamária desenvolvida, e segundo, para a gordura presente no tórax. A cirurgia visa a remoção do tecido mamário e da gordura em excesso que alguns pacientes apresentam. Pode ser feita lipoaspiração associada, dependendo do conteúdo de gordura da mama e da qualidade da pele. Para a retirada dessa gordura é feita uma incisão na prega axilar, e por meio de lipoaspiração na região do tórax aspira-se toda a área para diminuir esse tecido gorduroso como um todo. Depois que houver uma regularidade na pele é feita uma pequena incisão na região areolar (pequena área circular que envolve o mamilo), de onde é retirada a glândula que está localizada logo abaixo da aréola. Após o procedimento é colocado um dreno durante dois dias, em média, e depois retirado. Em seguida é colocada uma malha de contenção que faz uma pressão na região descolada por 30 dias. Classificação da ginecomastia Os cirurgiões classificam a ginecomastia em três tipos, com seus diferentes graus. São eles: – Ginecomastia grau 1: quando uma massa glandular aparece ao redor da aréola. Ela fica aparente com a contração do mamilo e/ou com o uso de roupas justas. Por ser pequena, é de fácil remoção. – Ginecomastia grau 2: a mama se encontra um pouco maior do que a do grau anterior. Aqui, a ginecomastia começa a se expandir e atinge a região do tórax também. – Ginecomastia grau 3: esse é o que possui a maior quantidade de tecido mamário. Além disso, a mama se encontra caída, devido ao peso que possui. Resultados da cirurgia de ginecomastia Os primeiros resultados já são visíveis com 30 dias, apesar de o inchaço ser comum na região. O resultado final se dá a partir de quatro a seis meses. Pós-operatório Os pacientes são liberados para voltar ao trabalho e atividades normais de estudo já no dia seguinte à cirurgia, tomando analgésicos simples e anti-inflamatórios por cerca de cinco dias. A partir de 30 dias estão liberados para a prática de atividade física e retorno total às atividades do dia a dia. Cicatrizes imperceptíveis As cicatrizes deixadas pela cirurgia são praticamente imperceptíveis. Apenas nos casos em que a mama cresceu de forma exagerada, as incisões serão maiores, assim como suas cicatrizes. Na GrafGuimarães, nossos pacientes recebem todos os cuidados e orientações para a cirurgia de ginecomastia. Agende uma avaliação e tire suas dúvidas com nossa equipe médica.