Google Remarketing | Clínica GrafGuimarães
Fita de silicone para cicatriz realmente funciona? | GrafGuimarães
Blog

Fita de silicone para cicatriz realmente funciona?

Algumas cirurgias plásticas são mais invasivas que as outras e necessitam de maior tempo de recuperação, além dos cuidados com as cicatrizes que possivelmente possam aparecer. Por isso, seguir as orientações do cirurgião plástico no pós-operatório é fundamental para que o procedimento tenha o resultado desejado.

Na mamoplastia, por exemplo, o sutiã cirúrgico oferece sustentação reforçada às mamas recém-operadas e auxiliam na cicatrização, já que quanto menor for a mobilização e mais estáveis ficarem as incisões, mais eficaz será a cicatrização e menos chances de ocorrerem cicatrizes inestéticas.

O exemplo acima é específico, pois se trata de sutiã pós-cirúrgico e serve apenas para as mamas. Mas o que é possível fazer para evitar cicatrizes nas demais cirurgias plásticas? Será que fitas de silicone podem ajudar nesse processo?

Fitas de silicone para cirurgia plástica

As fitas de silicone para cirurgia plástica fazem a mesma função da bandana elástica, e os objetivos são comprimir as cicatrizes, evitar a produção excessiva de colágeno e reduzir o fluxo sanguíneo. Por conterem óleo mineral, as fitas de silicone ajudam a hidratar a cicatriz, inibindo a coceira no local.

Como usar as fitas de silicone

As fitas devem ser cortadas no tamanho da área tratada e aplicada sobre a região por, no mínimo, 12 horas. Na hora do banho, a recomendação é retirar a fita. Para higienizá-la após o uso, a dica é lavá-la com sabonete neutro, enxaguar com água morna e deixar secar naturalmente. A fita pode ser utilizada por 20 dias, em média.

Evite o sol

Quem está com cicatrizes pós-cirúrgicas deve ter cuidado com a exposição solar. Isso porque o sol pode estimular a produção de melanina na região que está sensível, fazendo com que a área fique mais suscetível à pigmentação. A recomendação é não expor a cicatriz ao sol, principalmente entre 10h e 16h, e sempre fazer uso do protetor solar.

Se você vai realizar alguma cirurgia plástica, converse com seu médico sobre os cuidados pós-operatórios e cumpra as recomendações à risca. Na GrafGuimarães, nossos especialistas acompanham de perto o paciente, com atendimento personalizado e oferecendo toda a segurança que um procedimento cirúrgico necessita.

Clique aqui, entre em contato conosco e saiba mais sobre as cirurgias plásticas que a clínica oferece!

ENTRE EM CONTATO
Quer marcar uma consulta de avaliação? Ficou em dúvida
sobre algum procedimento? Entre em contato conosco!
+55 41 3363-3009
Av. Senador Souza Naves, 1025 – Alto da XV,
Curitiba – PR
Estacionamento gratuito.


contato
×