Google Remarketing | Clínica GrafGuimarães
Implante de próteses mamárias: 5 perguntas antes de fazer a cirurgia | GrafGuimarães
Blog

Implante de próteses mamárias: 5 perguntas antes de fazer a cirurgia

O implante de próteses mamárias, comumente apelidado de “silicone”, chegou para ficar, seja por questões de estética, seja para reconstrução, mas, sempre tendo em vista a autoestima da mulher. Este tipo de cirurgia ganhou ainda mais holofotes desde que se tornou uma predileção entre celebridades. 

Fazer ou não o implante de próteses mamárias?

Esta é uma pergunta pessoal e intransferível. A pessoa precisa pesar suas motivações e conversar com um especialista sobre o assunto. Afinal, apesar de popular, a intervenção médica para colocar silicones ainda provoca dúvidas em grande parte das pessoas que pensam em passar pelo procedimento. Sendo assim, acompanhe cinco  perguntas e respostas sobre a aplicação do silicone nas mamas.

Quem define o tamanho da prótese a ser implantada e quais os critérios para a escolha?

Existem vários pontos a serem levados em conta na hora de escolher o volume da prótese. A primeira toma como princípio a preferência da paciente ou do cirurgião. Como o silicone implantado vai influenciar diretamente na aparência, bem estar e autoestima da pessoa, é claro que sua opinião é de suma importância. Porém, também é importante levar em conta as medidas do tecido mamário e do tórax. A conversa entre paciente e cirurgião é imprescindível neste momento, uma vez que a opinião da paciente sobre o volume que a fará sentir-se bem consigo mesma tem total relevância, mas também precisam ser levados em conta sua estrutura física, que precisa comportar a prótese.

A prótese nos seios pode atrapalhar uma possível amamentação?

Esta é uma dúvida frequente das pacientes que desejam fazer o implante de próteses mamárias: a amamentação vai se dar normalmente após o procedimento? Por a resposta para esta pergunta é: quase sempre, sim. 

Quando existe apenas a implantação da prótese, é muito certo que a amamentação não seja prejudicada, principalmente se a colocação for submuscular (atrás das glândulas mamárias). Quando existe a retirada da pele ou da glândula associadas, aí pode ocorrer algum grau de dificuldade na amamentação.

Mas, de um modo geral, pacientes que nunca tiveram filhos dificilmente terão dificuldades e, em alguns casos, pode até ajudar: quando a mulher tem um seio muito pequeno, o tamanho dificulta ao bebê pegar o seio para mamar. A prótese auxilia no processo.

O procedimento de implantação de próteses mamárias deixa cicatrizes?

 Quando não há a retirada de pele da região, a cicatriz deixada pela cirurgia é pequena, do tamanho da incisão para abrir o espaço necessário para a colocação da prótese. A cicatriz pode ficar abaixo da mama, ao redor das aréolas ou nas axilas. O posicionamento mais adequado para a colocação da prótese deve ser discutido com o profissional, uma vez que cada uma delas tem vantagens e desvantagens.

Existe alguma relação entre o implante de próteses mamárias e a incidência de câncer nos seios?

A preocupação com o câncer de mama é justificável, uma vez que afeta várias mulheres e, em país carente como o Brasil, a preocupação é maior, já que poucas fazem a mamografia. 

Contudo, a prótese mamária não causa câncer: muito pelo contrário, a colocação correta pode auxiliar o mastologista no diagnóstico precoce, principalmente no caso de mamas pequenas, que apresentam dificuldade para fazer o ultrassom. Neste caso, a prótese mamária ajuda ao colocar o tecido mamário mais para a frente, viabilizando maior acesso para o processo de mamografia.

O que é o linfoma anaplásico de células gigantes ?

Essa doença começou a ser mais estudada após o ano de 2017. Trata-se de um tipo de câncer do sistema linfático  que pode acometer a cápsula que todo organismo faz ao redor de qualquer prótese de silicone,, desde próteses de mento, glúteo, catéteres de silicone a próteses mamárias de silicone. Então, é primordial entender que não é um câncer de mama e sim da cápsula que se forma ao redor  da prótese.

Estas são as principais dúvidas sobre implante de próteses mamárias. Ainda tem perguntas? Envie para nós!






ENTRE EM CONTATO
Quer marcar uma consulta de avaliação? Ficou em dúvida
sobre algum procedimento? Entre em contato conosco!
+55 41 3363-3009
Av. Senador Souza Naves, 1025 – Alto da XV,
Curitiba – PR
Estacionamento gratuito.


contato
×