Google Remarketing | Clínica GrafGuimarães
Qual é a diferença entre lipoaspiração e lipoescultura? | GrafGuimarães
Blog

Qual é a diferença entre lipoaspiração e lipoescultura?

Ficar com o corpo bonito, parecido com o das modelos que esbanjam beleza nos perfis das redes sociais, é o sonho de muitas mulheres. E quando esse desejo vem à tona, o que a maioria das mulheres pensam é em procedimentos como a lipoaspiração e a lipoescultura. Mas existe diferença entre eles, e é importante saber o que os distinguem. Neste artigo
vamos esclarecer as principais dúvidas sobre esses assuntos. Confira!

O que é lipoaspiração


A lipoaspiração é o nome dado a técnica que consiste em retirar o excesso de gordura através de um aparelho de sucção ou seringas. Ela faz a remodelação de áreas específicas do corpo, retirando o excesso de gordura e melhorando os contornos do corpo com as devidas proporções. Ao contrário do que muita gente pensa, a lipoaspiração não serve apenas para retirar a gordura da barriga, mas também é um procedimento que pode ser indicado para tratar acúmulos de gordura em outras partes do corpo, como peito, bochechas, pernas, tornozelos, coxas, braços, pescoço, cintura, costas, entre outras.

Como é feita a lipoaspiração


A lipoaspiração é realizada através de pequenas incisões e quase não dá para perceber. Primeiro, uma solução líquida estéril é inserida para reduzir o sangramento. Depois, um tubo oco fino (chamado de cânula) é introduzido através destas incisões para soltar o excesso de gordura, utilizando um controlado movimento de vaivém. Após isso, a gordura deslocada é aspirada para fora do corpo, através de um aspirador cirúrgico ligado à cânula. O tipo de sedação será definido pelo cirurgião plástico – pode ser anestesia geral ou intravenosa.

O que é lipoescultura


A lipoescultura consiste em utilizar a própria gordura retirada para modelar partes do corpo ou preencher depressões. Ou seja, retira-se o excesso de gordura de uma determinada parte do corpo (lipoaspiração) e depois ela é reposicionada em diferentes locais, como glúteos, coxas, panturrilhas, entre outros.

Como é feita a lipoescultura
Primeiro, são selecionados os locais para a retirada da gordura. Com a anestesia introduzida através de pequenos buraquinhos, o excesso de gordura é aspirado com um tubo fino. É feita, então, a separação entre a gordura do sangue, e depois essa gordura é introduzida no local desejado que se deseja remodelar.

Lipoaspiração nas costas


A lipoaspiração na barriga é uma das mais conhecidas – afinal de contas, ninguém quer se ver rodeado de pneuzinhos indesejáveis. Mas ela não serve apenas para retirar a gordura localizada nessa região. Ela também é muito utilizada para quem deseja acabar com aquelas gordurinhas nas costas, difíceis de ‘sumir’ com a simples prática da atividade física. A região das costas acaba acumulando bastante gordura, e com a lipoaspiração nas costas é possível afinar a cintura e deixar a silhueta mais bonita. Além disso, as medidas corporais ficarão menores e a cintura mais proporcional ao resto do corpo.

Cuidados depois da lipoaspiração


O paciente que faz a lipoaspiração é liberado no mesmo dia – cerca de 12h depois. Vale lembrar que a lipo é um procedimento que incha bastante. Por isso, é indicada a drenagem linfática pós-operatória já no segundo dia após a cirurgia – em média, são indicadas de 10 a 15 sessões.

Em geral, a recuperação do paciente que faz lipoaspiração é considerada tranquila. Durante a primeira semana serão indicados analgésicos simples para aliviar a dor e para que o paciente consiga dormir, comer, caminhar e voltar à rotina de trabalho.

É indicado, também, o uso de cinta modeladora com o objetivo de firmar a pele que foi descolada pela lipo. As malhas dessa cinta não podem ser extremamente apertadas porque isso compromete a circulação da pele. Deve ser utilizada por cerca de 30 a 45 dias. Com 30 dias o inchaço já terá diminuído em torno de 60 a 70%. O restante do inchaço será reduzido ao longo dos meses seguintes. O resultado satisfatório da lipoaspiração se dá a partir do sexto mês. Fique atento!

É importante ressaltar que nem a lipoaspiração nem a lipoescultura fazem milagres. Para ter um resultado satisfatório elas precisam estar aliadas à prática regular de atividade física e bons hábitos alimentares. Também vale lembrar que esses procedimentos não são tratamentos indicados para obesidade. Se você possui regiões do corpo com gordura, mas pratica exercícios físicos com frequência, tem boa saúde e está disposto a seguir as orientações médicas com rigor no pós-operatório é um bom candidato a esses procedimentos.

Se você quer deixar seu corpo ainda mais bonito e deseja se livrar daquelas gordurinhas indesejáveis, agende uma consulta com um de nossos especialistas e tire mais dúvidas sobre a lipoaspiração e a lipoescultura. Entre em contato conosco pelo telefone: (41) 3363-3009.

Sua beleza, saúde e bem-estar é nosso maior compromisso!

Com informações: Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

ENTRE EM CONTATO
Quer marcar uma consulta de avaliação? Ficou em dúvida
sobre algum procedimento? Entre em contato conosco!
+55 41 3363-3009
Av. Senador Souza Naves, 1025 – Alto da XV,
Curitiba – PR
Estacionamento gratuito.


contato
×