Google Remarketing | Clínica GrafGuimarães
Rinosseptoplastia: cirurgia de desvio de septo que une cirurgia plástica | GrafGuimarães
Blog

Rinosseptoplastia: cirurgia de desvio de septo que une cirurgia plástica

O que é o nariz dos sonhos para você? Aquele fino e arrebitado, ou um pouco mais curto? Ou o daquela atriz que está fazendo sucesso na sua série preferida? Independente do formato, uma coisa é certa: antes de desejar ter o nariz perfeito, é preciso fazer funcioná-lo. Ou seja, de nada adianta ter um nariz bonito, mas que não respire bem. Quando o nariz funciona corretamente, o paciente dorme melhor, respira melhor, tem mais disposição para trabalhar e fazer atividade física.

Neste artigo vamos esclarecer algumas das principais dúvidas sobre cirurgia do nariz, a abordagem estética, a cirurgia de desvio de septo, entre outros. Confira!

O que é rinosseptoplastia

A rinosseptoplastia é a cirurgia que combina o tratamento de desvio do septo (deslocamento lateral da parede entre as narinas) com a correção de defeitos estéticos do nariz. Quando há a indicação médica dos dois procedimentos, o indicado é que eles sejam realizados numa mesma cirurgia.

Além de melhorar a estética do nariz, a cirurgia no nariz também é um procedimento que pode ajudar a melhorar a autoestima do paciente e beneficiar a harmonia facial. É possível realizar a cirurgia em adolescentes a partir dos 14, 15 anos, sempre se certificando de que o crescimento ósseo cartilaginoso facial esteja no final, e não existam alterações significativas após a cirurgia, para que ela não reprima o crescimento.

Correção de desvio de septo

A correção de desvio de septo, também conhecida como septoplastia, é indicada quando o desvio prejudica a respiração de uma das narinas, ou dos dois lados (em desvios mais acentuados). É difícil encontrar uma pessoa que tenha o septo totalmente reto, mas nem todo desvio merecerá correção. O grau do desvio e a localização vão determinar a indicação do procedimento.

Para entender melhor, o septo nasal é uma espécie de ‘parede’ que divide as duas fossas nasais. É uma estrutura com a qual já nascemos e que vai aumentando conforme o crescimento. Geralmente é durante a puberdade que os desvios acontecem, podendo causar obstrução em uma ou nas duas fossas nasais, interrompendo o fluxo de ar e dando a sensação de nariz entupido com certa frequência.

O desvio de septo passa a ser um problema quando causa obstrução nasal, sinusites, respiração bucal, cansaço, roncos e dificuldade para dormir ao paciente. Por isso é necessário consultar um médico quando a qualidade de vida estiver sendo afetada.

A septoplastia é considerado um procedimento bastante seguro, e que visa corrigir as deformidades que existam no septo nasal do paciente, melhorando a respiração e aliviando outros sintomas.

Como é feita a cirurgia de desvio de septo

A cirurgia de desvio de septo é um procedimento seguro e que não deixa cicatrizes. Primeiro, é feito um corte por dentro do nariz para ‘soltar’ a mucosa que recobre o septo. Na sequência, as partes do septo que estão desalinhadas são retiradas e o septo é centralizado.

Depois disso, a mucosa é colocada novamente sobre o septo. Pode ser colocado um splint nasal (molde que reposiciona a mucosa nasal e o septo, e é removido em 7 a 10 dias no consultório) e tampões nasais para evitar sangramento, dependendo da técnica cirúrgica empregada. Atualmente há uma tendência a não se utilizar o tampão nasal quando se opera por videoendoscopia.

Cuidados no pós-operatório da rinosseptoplastia

Há alguns cuidados que precisam ser tomados após a rinosseptoplastia. É comum haver sangramento nasal nos primeiros dias, por isso são indicadas a realização de compressas geladas na face. Além disso, o cirurgião também pode indicar a realização de lavagem nasal para ajudar na cicatrização.

Outros cuidados importantes: manter repouso durante os dias recomendados pelo médico e alimentação leve nos primeiros dias. Devido às crostas de sangue e ao inchaço causado pela cirurgia, é comum o paciente apresentar obstrução nasal nos primeiros dias.

Você tem problemas frequentes com obstrução nasal, roncos e dificuldade para dormir? Ou não está contente com o formato do seu nariz? Agende uma consulta com um de nossos especialistas e tire todas as suas dúvidas sobre o melhor procedimento indicado para o seu caso. Ligue: (41) 3363-3009.

Com informações: Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

ENTRE EM CONTATO
Quer marcar uma consulta de avaliação? Ficou em dúvida
sobre algum procedimento? Entre em contato conosco!
+55 41 3363-3009
Av. Senador Souza Naves, 1025 – Alto da XV,
Curitiba – PR
Estacionamento gratuito.


contato
×