Blog
Graf Guimarães
Graf Guimarães 12 de março de 2025
Compartilhe:

Seios mais firmes, simétricos ou volumosos? Entenda os tipos de mamoplastia e suas indicações!

A mamoplastia altera o formato, volume ou firmeza das mamas, dando mais autoestima à paciente. Mas atenção a um detalhe: existem vários tipos de mamoplastia e é importante conhecê-los para escolher a opção mais adequada ao seu objetivo.

E quais são os tipos de mamoplastia, exatamente? Aqui, apresentamos todos e para quem cada um é indicado. Continue lendo para descobrir qual cirurgia plástica pode transformar seus seios da maneira que você sempre sonhou!

A imagem mostra alguém que realizou mamoplastia

 

O que é a mamoplastia?

A mamoplastia é uma cirurgia plástica que modifica o formato, volume ou posição das mamas. O objetivo é harmonizá-las com o corpo e melhorar a autoestima da paciente. 

O procedimento pode ser realizado por motivos estéticos, como a busca por seios mais proporcionais, ou funcionais, como no caso de mulheres que sofrem com dores nas costas devido ao peso excessivo das mamas. 

A cirurgia plástica nas mamas faz correções que vão desde a remodelação até o reposicionamento das mamas. As técnicas aplicadas são modernas e personalizadas, garantindo resultados naturais e de acordo com as expectativas da paciente.

 

Tipos de mamoplastia e suas indicações

A mamoplastia engloba diferentes técnicas, cada uma desenvolvida para atender a necessidades específicas relacionadas ao tamanho, formato e posicionamento das mamas. Conheça os principais tipos, suas indicações e os resultados esperados:  

 

1. Mamoplastia de aumento  

Procedimento cirúrgico focado em aumentar o volume dos seios, utilizando implantes de silicone. As próteses podem ser posicionadas atrás da glândula mamária ou abaixo do músculo peitoral, conforme a anatomia da paciente.

A mamoplastia de aumento é ideal para mulheres que desejam seios maiores, que perderam volume após a gravidez ou emagrecimento, ou que buscam correção de assimetria, garantindo um visual mais harmônico.

Os resultados esperados são seios mais volumosos, proporcionais ao corpo e com formato natural. Além do ganho estético, o procedimento pode melhorar a autoestima e a proporção corporal da paciente.  

 

Saiba mais detalhes sobre a Prótese Mamária de Recuperação Rápida

 

2. Mamoplastia redutora  

A mamoplastia redutora remove o excesso de pele, gordura e tecido glandular para diminuir o tamanho das mamas, aliviando o peso e reposicionando os mamilos.

O procedimento é perfeito para mulheres que sofrem com dores nas costas, má postura, assaduras ou limitações físicas devido ao volume grande das mamas. Também pode ser feita por razões estéticas, garantindo uma melhor proporção.

Os resultados do procedimento são seios menores, leves, firmes e em harmonia com o corpo. A paciente também pode ter um alívio de dores crônicas nas costas, melhora na postura e maior liberdade para realizar atividades físicas.  

 

3. Mastopexia 

A mastopexia remove o excesso de pele e reposiciona o tecido mamário e os mamilos para elevar os seios caídos (ptose mamária). Pode ou não ser combinada com a prótese de silicone ou lipoenxertia, dependendo do resultado estético que a paciente busca.

O procedimento é indicado para mulheres com flacidez acentuada das mamas devido ao envelhecimento, amamentação ou perda de peso significativa, reposicionando os seios.

A paciente garante seios mais firmes, altos e com contorno rejuvenescido com a mastopexia. O procedimento restaura a forma natural, melhora a silhueta e devolve a jovialidade ao busto.  

 

4. Mamoplastia reconstrutiva  

A mamoplastia reconstrutiva recria a mama após a mastectomia (remoção devido a câncer) ou trauma, utilizando técnicas como expansores, próteses ou retalhos de tecido próprio.

É uma cirurgia plástica com indicação para um público específico: pacientes que fizeram cirurgia oncológica, possuem malformações congênitas ou que passaram por acidente.

O procedimento reconstrói a forma e o volume da mama, muitas vezes com sensibilidade próxima à natural. Também ajuda na recuperação da autoimagem e autoestima, no fechamento de um ciclo de tratamento e na melhora psicológica.  

 

Leia Também:

>>>> Mamoplastia Redutora e Mamoplastia em L para harmonização de silhueta e redefinição de contornos

 

Mamoplastia: desmistificando dúvidas e avanços na cirurgia 

A mamoplastia é um procedimento seguro, graças aos avanços tecnológicos e técnicas cirúrgicas refinadas. Mesmo assim ainda existem mitos e preocupações que cercam essa cirurgia. A seguir, vamos esclarecer as dúvidas mais comuns:

 

Prótese de silicone precisa ser trocada? 

Sim, porém as próteses atuais têm alta durabilidade e só exigem troca se houver complicações, como ruptura ou contratura capsular. Muitas mulheres mantêm os implantes por décadas sem problemas.

 

A cirurgia deixa cicatrizes muito visíveis?

Depende do caso. As técnicas minimamente invasivas e o pós-operatório adequado reduzem bastante as marcas. As incisões são feitas em locais estratégicos (como na dobra mamária ou ao redor da aréola) para maior discrição.

 

Quem coloca silicone não pode amamentar?

Esse é um mito muito comum relacionado ao procedimento. A maioria das técnicas preserva os ductos mamários, permitindo a amamentação normalmente. 

 

O procedimento é seguro?

Sim, desde que feito por um cirurgião plástico capacitado. Hoje, há técnicas minimamente invasivas que tornam o procedimento seguro, com pós-operatório confortável.

 

Mamoplastia em Curitiba: a Clínica Graf Guimarães transforma seu sonho em realidade

A Clínica Graf Guimarães conta com especialistas altamente qualificados em cirurgia plástica nas mamas, como o Dr. Carlos Preto, com longa experiência na área. Conheça melhor nosso médico-cirurgião: Conheça o Dr. Carlos Preto

A equipe presta um atendimento personalizado e aplica técnicas avançadas que asseguram harmonia e naturalidade nos resultados. Agende já uma avaliação e transforme seu sonho em realidade!

 

Leia Também:

>>>> Mamoplastia

>>>> Prótese de mama alta e super alta: entenda a diferença

 

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Política de Privacidade