Blog
Graf Guimarães
Graf Guimarães 11 de março de 2024
Compartilhe:

Transplante capilar: saiba tudo sobre o procedimento

O que você vai encontrar neste artigo:

O Brasil tem cerca de 42 milhões de pessoas com calvície. Entre elas, 25% possuem entre 20 e 25 anos de idade, de acordo com a estimativa da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

As mulheres representam 40% dos pacientes e os homens ainda são maioria, completando os 60%. Tais dados são do Censo 2022 da Sociedade Internacional de Cirurgia de Restauração Capilar (ISHRS).

A preocupação com a estética gerou um aumento da procura pelo transplante capilar, como forma de reverter a calvície. Não é para menos, afinal, proporciona bons resultados, ajudando a melhorar a autoestima do paciente.

Possui interesse no transplante de cabelo, mas não sabe exatamente como o procedimento funciona? Sem problemas! Aqui, você confere todos os detalhes! Continue a leitura e descubra!

Quando fazer um transplante capilar?

Uma das dúvidas mais comuns sobre transplante capilar é quando é indicado fazê-lo. O procedimento pode ser feito por homens e mulheres em casos iniciais ou avançados de alopecia (calvície).

Mas, de maneira geral, o transplante de cabelo costuma ser mais indicado para casos de alopecia androgenética, principalmente para pacientes entre 35 e 40 anos de idade. É nesse período que o problema costuma evoluir.

Também se indica o procedimento para casos de perda de cabelo por queimadura, cicatrizes, entre outros que não evoluíram bem com o tratamento médico tradicional.

Para saber se o transplante é o melhor tratamento para seu caso, consulte um médico especializado em cabelos para uma avaliação.

Transplante capilar e tratamentos clínicos

O tratamento clínico é indicado para o cabelo não transplantado, para evitar que o avanço da calvície continue. Se você realizar um transplante e não fizer um tratamento, a sua calvície pode acabar progredindo e prejudicando os resultados obtidos com o transplante anterior. Nesse caso, você provavelmente vai precisar de mais cirurgias para corrigir o problema no futuro. É possível saber se essa progressão da calvície vai ocorrer por meio de alguns indícios que são detectados já no exame clínico. 

Como é feita a implantação dos cabelos

O F.U.E é um moderno e eficiente método de retirada das unidades foliculares usado no transplante. São realizadas microincisões seguindo exatamente a direção, angulação e curvatura do fio. Para o implante é utilizada uma espécie de canetinha onde é carregada a unidade folicular uma a uma para ser inserida no local da pele que receberá a implantação, deixando sempre um aspecto natural.

Quantas vezes é possível fazer o procedimento?

É possível fazer mais de uma vez, desde que tenha indicação. Existem duas técnicas de transplante capilar, a FUT e a FUE, e é comum que os pacientes queiram aproveitar os resultados de ambas, fazendo mais de um procedimento.

No entanto, é importante esclarecer que nem sempre é preciso fazer um segundo transplante. Se mesmo assim tiver interesse, recomenda-se uma avaliação por especialista em transplante capilar, dermatologista ou cirurgião plástico, para definir o melhor momento.

O tempo necessário para avaliar o resultado de um transplante capilar é de 1 ano. Além disso, o médico precisa avaliar se há densidade suficiente na área doadora. O ideal é que planeje as cirurgias, tendo como base resultados obtidos em longo prazo.

Quando pode cortar o cabelo depois do transplante?

O paciente pode cortar o cabelo após o período de recuperação de 15 dias, mas é preciso que a base dos folículos transplantados esteja fixa no couro cabelo. Desse modo, evita-se a possibilidade de queda do cabelo durante ou depois do corte.

O ideal é que procure seu médico antes de realizar o corte, para obter liberação e minimizar a possibilidade de complicações ou de ter um resultado ruim do procedimento.

O transplante capilar deixa cicatrizes? 

Sim, seja na técnica de transplante capilar FUE ou FUT. No entanto, em ambas a cicatrizes são discretas, valendo a pena a realização do procedimento.

Na técnica FUT, por exemplo, a cicatriz é um pouco mais visível, mas pode ser coberta quando os cabelos crescem novamente. Já na técnica FUE, as cicatrizes são puntiformes e quase imperceptíveis. Por isso, são mais fáceis de serem disfarçadas, mesmo que o paciente tenha cabelo curto e até mesmo com os cabelos raspados

Tempo de recuperação do transplante capilar

O tempo de recuperação do transplante capilar depende da técnica aplicada na cirurgia. Se for a FUE, o paciente pode retornar à sua rotina normal, inclusive com prática de exercícios, em 15 dias.

Já no caso da técnica FUT, o tempo de recuperação total tende a ser maior, durando cerca de dois meses, exigindo um pouco mais de cuidado e flexibilidade do paciente.

Quanto tempo para o cabelo começar a crescer após o transplante? 

Muitos pacientes ficam ansiosos pelos resultados do procedimento, mas é importante ter paciência! O crescimento natural dos fios é de 1 a 1,5 cm ao mês.

Nos três primeiros meses, os fios crescem pouco e caem. É um fenômeno esperado, que recebe o nome de queda pós-traumática. O cabelo volta a crescer depois de 3 a 4 meses. 

Entre 15 dias e um mês e meio após o transplante capilar, ocorre a fase em que os fios transplantados são naturalmente perdidos. O cabelo volta a crescer depois de 2 a 3 meses. 

No final do sexto mês depois da cirurgia já é possível ver um resultado intermediário do procedimento. Depois de um ano, há o resultado definitivo.

A partir de qual idade pode fazer transplante capilar? 

É possível realizar o procedimento a partir dos 18 anos de idade, mas somente se houver indicação médica para o caso. 

Dicas de cuidados pré e pós-tratamento 

O transplante capilar é um procedimento simples e com baixo risco. Mesmo assim, o paciente deve tomar cuidados no pré e pós-operatório para evitar complicações e garantir o melhor resultado.

No pré-operatório, indica-se que o paciente não fume, bem como deve conversar com sua médica (médico) sobre as medicações em uso, algumas como anticoagulantes devem ser paradas com a devida orientação. 

Já no pós-transplante, o paciente deve fazer repouso pelo período indicado pelo médico. Nas primeiras5 dias, os fios transplantados não estão firmes; por isso, é preciso ter o máximo cuidado possível.

Não se pode molhar ou retirar o curativo feito pelo médico e a alimentação pode ser mantida normal. Recomenda-se beber bastante água, não aplicar sprays ou gelo na área operada, ingerir somente remédios prescritos pelo médico, não tocar o couro cabeludo e não usar toalha no local operado.

É importante manter a cabeça elevada e na hora de dormir, usar travesseiros e fronhas macios, sempre evitando o contato direto com a área operada. Além disso, não falte nas consultas de pós-operatório, para o acompanhamento médico adequado!

Faça transplante capilar com um profissional especializado!

Um dos fatores que influenciam diretamente na qualidade e no sucesso do transplante capilar é realizá-lo junto a um profissional especializado!

Dessa forma, é possível garantir um resultado natural e um menor risco de complicações durante e após a cirurgia. Portanto, não deixe de fazer o procedimento com um médico dermatologista ou cirurgião plástico especialista em transplante capilar!

Na Graf Guimarães, clínica de cirurgia plástica e dermatologia em Curitiba, você pode realizar o transplante capilar FUE com uma profissional renomada, num hospital próprio com equipamentos modernos e seguros. Agende já uma consulta!

Leia também:

Conheça os benefícios da MMP para a saúde capilar
Quanto custa um transplante capilar?

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Política de Privacidade