Graf Guimarães
Graf Guimarães 28 de setembro de 2018

Calvície tem cura?

Afinal a Calvície tem cura? Dia após dia, perdemos cerca de 120 fios de cabelo, mas tudo bem – já que temos aproximadamente 150.000 fios no nosso couro cabeludo e isso é normal, visto que os fios têm um ciclo de crescimento, repouso e queda. O problema começa a ocorrer quando essa queda supera esse número, como por exemplo 300 fios por dia, assim criando falhas no couro cabeludo, entradas, rarefação dos cabelos e redução do volume capilar – todos esses, sinais diretos da calvície.  Muitos podem lidar bem com a calvície, mas é inegável que a autoestima é bastante afetada. Existem diversos tipos da chamada Alopecia – a famosa queda de cabelos. A mais comum é aquela ligada a produção e alteração hormonal, tanto no homem quanto na mulher, a tão falada alopecia androgenética. Clinicamente, ela pode atingir tanto homens, a partir da adolescência, como também mulheres. Cerca de 50 % das pessoas após os 50 anos de idade desenvolverá algum grau desse tipo de calvície! Como essa calvície não é uma doença e sim uma condição de sensibilidade genética às alterações hormonais, não há que se falar em cura – mas, sim em controle da queda dos cabelos. Há, porém, algumas alopecias que são causadas por doenças sistêmicas ou do couro cabeludo, que se diagnosticadas e tratadas em seu início, podem ser curadas com reversão total da calvície apresentada!

Alguns diversos fatores que podem levar a calvície, como por exemplo:

• Alterações Hormonais Bruscas
  • Doenças autoimunes
  • Anemia
  • Doenças Virais
  • Doenças Bacterianas
  • Predisposição genética
  • Estresse
  • Disfunções da Tireoide
  • Gravidez
  • Micoses no Couro Cabeludo
  • Deficiências de:
    • Vitamina B
    • Vitamina C
    • Carboidrato
    • Proteína
    • Mineral

Além de poder ser acelerada por fatores externos, como:

• Banhos muito quentes
  • Aplicação exagerada de químicos nos cabelos
  • Penteados que aplicam muita tensão nos cabelos
  • Efeito colateral de medicações

Como visto, a lista de fatores que podem contribuir com a perda de cabelos não é pequena e muitas das vezes que esses fios caem – podem não voltar a crescer. É importante prestar atenção em como seu corpo reage a esses fatores e ter uma consulta MÉDICA para um acompanhamento. O diagnóstico correto e tratamento do caso, se sua autoestima pedir e sua condição médica permitir, pode incluir uma restauração cirúrgica como as que serão apresentadas no fim do texto.

Mas então, há cura?

Depende da condição apresentada pelo paciente, como dito anteriormente alguns casos podem ser tratados como cura. Porém, a calvície androgenética masculina e feminina não tem cura, e sim controle da queda, visto que não é doença e sim condição de uma predisposição genética a queda dos cabelos! Assim, é possível, por meio de tratamentos e procedimentos médicos, frear a queda e, inclusive suavizar suas consequências!

Quais são os tratamentos para a Calvície?

Além dos tratamentos específicos de cada doença associada a calvície, existem diversas terapias para o controle da queda de cabelos originada pela comum calvície androgenética, como, por exemplo, a fotobioestimulação  a laser, complexos vitamínicos, tônico capilares, bloqueadores hormonais  e terapias associadas como MMP e PRP, mas apesar de fortalecerem e reverter alguns dos cabelos  em afinamento, não apresentam os mesmos resultados do transplante capilar para as áreas onde a calvície já esta instalada. Isso é evidente!

Transplante;

Diferentemente do Implante capilar, o Transplante Capilar transfere para a área calva do couro cabeludo fios de cabelo retirados da própria pessoa. Entre os procedimentos de transplante mais populares por sua eficácia no momento está a técnica FUE, que é a especialidade Graf Guimarães.

Implante:

Uma técnica que consiste em implantar no couro cabeludo fios produzidos artificialmente.

Fatores de Crescimento

Procedimentos que visam a estimulação do crescimento capilar, mas que servem mais como auxiliares de outros tratamentos. Na Graf Guimarães, nossos pacientes recebem todos os cuidados e técnicas avançadas de transplante, além da sensibilidade artística nos processos cirúrgicos. Tire suas dúvidas sobre o que está acontecendo com os seus fios de cabelo diretamente conosco. Agende uma avaliação e conte com a gente.