Google Remarketing | Clínica GrafGuimarães
Consulta para transplante capilar: da avaliação até a cirurgia | GrafGuimarães
Blog

Consulta para transplante capilar: da avaliação até a cirurgia

É comum recebermos pacientes com muitas dúvidas e até mesmo com receio por não saber como funciona uma consulta para transplante capilar. Hoje vamos esclarecer alguns questionamentos corriqueiros que chegam todos os dias até a nossa clínica. Antes disso, queremos reafirmar que desde a constatação da calvície até a decisão de uma cirurgia de restauração capilar – transplante ou implante – a missão da Graf Guimarães é informar e tornar o processo mais fácil, claro e convicto.

A internet facilitou muito o contato dos pacientes com seus futuros médicos. Recebemos muitas mensagens online para transplante capilar e já aproveitamos a tecnologia para analisar fotos representativas da calvíce. Desta forma, podemos, antecipadamente, orientar sobre a possibilidade de uma cirurgia bem sucedida ou o grau de dificuldade de cada caso. 

Entenda como funciona a primeira consulta para transplante capilar

O primeiro passo para uma consulta bem sucedida é analisar o histórico clínico do paciente. Esta ação permite uma avaliação das possíveis causas de calvície e vai determinar se a cirurgia é uma opção para o paciente. Em caso de doenças auto-imunes, nutricionais ou problemas emocionais, a cirurgia é contraindicada. 

Caso o histórico não aponte para uma contraindicação, a principal meta é entender qual a necessidade e, principalmente, qual o resultado esperado dessa cirurgia. Pacientes com pequenas áreas de calvície tem um quadro, expectativas e necessidades diferentes daqueles com grandes áreas calvas. A primeira consulta também serve para compreender o posicionamento do paciente e seu interesse. A partir disso, será possível desenhar a distribuição das unidades foliculares de acordo com as particularidades do paciente e obter resultados cirúrgicos específicos.  


Após a entrevista inicial sobre a primeira consulta para transplante capilar, avançamos para os exames físicos, onde vamos analisar detalhes da calvície.

Analisando a área calva

A análise da área calva e dos cabelos remanescentes vai trazer informações valiosas para a cirurgia. Aqui examinamos os seguintes fatores: 

  • Espessura dos fios: sendo que os mais finos tem necessidade de densidade maior para certas regiões a fim de alcançar bons resultados.
  • Angulação de saída e onde estão os redemoinhos de cada paciente: a naturalidade da cirurgia só será absoluta se levarmos em consideração os ângulos de implantação das diferentes regiões do couro cabeludo e as especificidades de cada paciente. 
  • Coloração do couro cabeludo: além disso, também analisamos o contraste da coloração com a cor do cabelo.
  • Extensão da área calva a ser transplantada: medimos e anotamos o tamanho da área. 
  • Análise das áreas doadoras: mesmo que a principal área doadora seja o próprio couro cabeludo, em casos de calvície extensa também é possível usar áreas alternativas como barba, tórax e abdômen.

O planejamento

Com todos os dados em mãos, podemos planejar o procedimento ideal para cada paciente com o objetivo de obter o melhor resultado possível em cada caso. Todas as especificidades do paciente são levadas em consideração e, dessa forma, teremos a segurança do melhor resultado. 

Cuidado dos cabelos remanescentes

A realização da cirurgia de transplante ou implante  capilar não trata ou cuida dos cabelos remanescentes, ou seja, aqueles que ainda não caíram. Sendo  assim, é preciso ter em mente que esses cabelos devem ser tratados para que não caiam e possam continuar  dando volume e somando aos cabelos transplantados. Mas como cuidar deles? Orientamos alguns tratamentos como o uso de medicações (finasterida ou dutasterida), laser (de diodo atenuado para estimular os folículos), tônico (minoxidil), alguns shampoos (como de cetoconazol para controle da dermatite seborreica) ou MMP (microinjeções de fatores de crescimento junto ao folículo). Ao alinhar os dois tratamentos, poderemos retardar o avanço da calvície ou até mesmo estabilizá-la completamente. Para saber qual a melhor abordagem para o seu caso, é preciso discutir com o médico, pois juntos poderemos avaliar quais as alternativas e como o tratamento pode ser implementado na rotina.

Exames pré-operatórios

Apesar da cirurgia de transplante capilar ser pouco invasiva, ainda é uma cirurgia e deve ser tratada como tal. Sendo assim, os exames pré-operatórios são obrigatórios e seus resultados serão analisados antes do procedimento para averiguar se a cirurgia pode ser realizada com segurança. 

Quanto gastarei para o tratamento completo ?

Na Graf Guimarães analisamos cuidadosamente cada paciente para oferecermos o melhor tratamento possível! Faz parte da nossa política avaliarmos o investimento adequado e possível para cada um, pois também atendemos pessoas que precisam muito de uma cirurgia, mas que possuem uma limitação de orçamento. Em alguns casos, podemos trabalhar com cirurgia em etapas, pois procedimentos bem feitos, como é o caso da Graf Guimarães, podem ser incrementados por partes de forma totalmente natural e segura.  

Agende a sua primeira consulta para transplante capilar na Clinica Graf Guimarães! Atendimento único e com foco em resultados.


ENTRE EM CONTATO
Quer marcar uma consulta de avaliação? Ficou em dúvida
sobre algum procedimento? Entre em contato conosco!
+55 41 3363-3009
Av. Senador Souza Naves, 1025 – Alto da XV,
Curitiba – PR
Estacionamento gratuito.


contato
×