Google Remarketing | Clínica GrafGuimarães

Blog

Cuidados Essências no Verão

Lembrar que quanto mais próximo da linha do Equador maior é a intensidade de raios UV que atinge o solo. Quanto maior é a altitude maior também é a radiação. Entre as 10h e 16h é também o período de maior radiação. Não esquecer que os raios também são refletidos nas superfícies, sendo que na areia da praia há uma potencialização de 25% e na neve é de 85%. Escolha guarda-sol de lona ou algodão e não de nylon, pois os últimos filtram menos os raios UV. Não relacione os raios UV com a sensação térmica, ou seja, mesmo em baixas temperaturas elas estão presentes.

QUEIMADURA SOLAR

É reação da pele após exposição em excesso aos raios UVA/UVB tornando-se vermelha, quente e dolorida e se mais intensa pode ocorrer inchaço e formação de bolhas com posterior descamação da pele (morte de uma camada superficial das células da epiderme) e a sua intensidade máxima é no período de 12 a 24 horas. Varia conforme o fototipo da pessoa e em pessoas mais morenas a quantidade de melanina é maior podendo proteger contra a queimadura solar. O período em que devemos tomar mais precaução durante a vida e evitar queimadura solar é na infância, pois o efeito é cumulativo. Algumas medicações (ibuprofeno, amiodarona, trimetropin, clorpropamida, piroxican, prometazina) usadas para tratar outras doenças tornam a pele mais sensível aos raios solares.

ORIENTAÇÕES DE PREVENÇÃO

01 – Procure por sombra, principalmente no horário entre 11:00 e 15:00h.
02 – Proteção com roupas e acessórios: o uso de chapéu com uma aba aproximada de 10 cm de largura é capaz de proteger em torno de 70% da face (incluindo orelhas) e pescoço. O uso de boné não protege as orelhas e pescoço. Roupas com proteção aos raios UV são disponíveis. A utilização de óculos solares também é aconselhável.
03 – Filtro solar: o uso de o filtro solar pode dar uma falsa sensação de segurança e não deve ser a primeira escolha para proteger-se dos raios solares. Existem em forma de creme, loção oleosa, loção aquosa e aerossol. São compostos em geral com minerais em forma de micropigmentos com substâncias químicas que filtram os raios UV. Um fator de proteção solar 15 significa que a pele pode ser capaz de tolerar 15 vezes mais tempo de exposição antes de se queimar e bloquear 93% dos raios prejudiciais. Um FPS 30 bloqueia 97% dos raios UV. Deve ser utilizado 15 minutos antes e numa quantidade adequada (em torno de 35-40 ml na média). Os filtros ditos prova d’agua são os que mantêm a metade da efetividade após o contato com a água. A reaplicação é recomendada em geral a cada 2 ou 3 horas e não ocorre um aumento da potência do filtro, isto é, o uso dobrado não implica em aumentar o FPS 15 para 30. A escolha do produto deve ser baseada no tipo de pele e se existem reações alérgicas ou de sensibilidade. A
04 – Proteger as crianças da exposição excessiva. O adulto deve ser um exemplo. Uma jovem em torno de 20 anos se expos a aproximadamente 80% dos raios solares que tomaria durante a vida inteira.
05 – Exames periódicos. O acompanhamento de controle no câncer de pele é tão importante quanto o tratamento, devendo ser enfatizado pela equipe responsável. O intervalo das consultas e avaliações é determinado de acordo com o tipo de câncer, dos fatores de riscos e da facilidade de acesso aos profissionais e aos exames.

ENTRE EM CONTATO
Quer marcar uma consulta de avaliação? Ficou em dúvida
sobre algum procedimento? Entre em contato conosco!
+55 41 3363-3009
Av. Senador Souza Naves, 1025 – Alto da XV,
Curitiba – PR
Estacionamento gratuito.


contato